As operadoras de telefonia móvel estão utilizando a Black Friday de 2024 para a busca de clientes. Mas o tipo de abordagem para fidelizar usuários é diferente dependendo do porte da companhia. Enquanto as grandes operadoras do mercado focam nos descontos em smartphones atrelados a planos de celular, provedores regionais apostam em franquias "gigantes" de dados com até 200 GB por menos de R$ 100.
TELETIME avaliou as estratégias de cinco das principais companhias que operam serviços móveis no Brasil: Claro, TIM, Vivo, Unifique e Brisanet. Todas essas empresas têm uma estratégia em comum: o destaque para os planos pós-pago ou controle – considerado o ativo mais valioso para as teles, e que lidera em cerca de 1,4 mil cidades do Brasil.
Estratégia das regionais
A cearense Brisanet, por exemplo, tem como carro-chefe um plano com 100 GB de franquia. "A principal estratégia nesta Black Friday foi oferecer um plano extremamente competitivo, com uma franquia de dados gigante", disse diretor comercial da Brisanet, Jordão Estevam. De acordo com ele, a estratégia por trás disso é permitir que o consumidor tenha banda suficiente para acessar qualquer aplicativo que deseja.
"Os clientes estão sempre em busca de mais dados, especialmente devido ao aumento no consumo de serviços de streaming e videoconferências para o trabalho. Durante esta época de Black Friday, preço acessível e pacotes de dados atrativos tornam-se as principais prioridades na escolha de um plano", disse diretor comercial da Brisanet.
Essa tática é similar à adotada pela catarinense Unifique, que além de um plano de 100 GB decidiu ofertar um de 200 GB. De acordo com o gerente de marketing da empresa, Matheus Zatelli, a operadora notou aumento na procura por planos de celular com franquias maiores.
Ao TELETIME, Zatelli explicou que a estratégia da companhia é a venda de planos de celular pós-pagos unidos à contratação da Internet fibra óptica. "Entendemos que este é um dos melhores benefícios que os clientes podem ter. Ficar conectado em qualquer lugar do Brasil com a telefonia móvel 4G e 5G da marca e ao chegar em casa, poder continuar desfrutando da Internet", contou.
Produtos
De modo geral, os preços dos planos de telefonia móvel das grandes operadoras nesta Black Friday estão acima do que os vistos pelas concorrentes regionais. Por outro lado, a estratégia desses grandes players do mercado tem se concentrado na oferta de produtos, equipamentos e serviços adicionais para conquistar os clientes.
A opção das grandes operadoras também envolve as ofertas de descontos em smartphones topo de linha, caso o cliente opte por um plano de telefonia móvel. Mas não é só isso. Outros equipamentos também estão sendo ofertados em contratos com fidelidade de 12 meses em planos de celular – como caixinhas de som, fones de ouvido e consoles de videogames.
"Os smartphones mais desejados costumam atrair a atenção, como o Samsung Galaxy S24, mas temos opções para todos os bolsos. Com o tempo, os consumidores também estão percebendo que as operadoras podem ser um bom canal para compra de outros equipamentos, como notebooks, porque conseguem usar a fidelização do plano para conseguir descontos", disse ao TELETIME o CMO da TIM, Paulo Esperandio.
A Vivo justificou essa estratégia de venda de produtos com uma pesquisa feita pela operadora junto com o Terra, que analisou o perfil de compra dos brasileiros para a Black Friday de 2024. O estudo indica que 46% priorizam eletrônicos e eletrodomésticos, enquanto 19% buscam por celulares. Ao TELETIME, a operadora afirmou que isso "reforça a relevância da estratégia da Vivo em ser uma empresa de tecnologia".
(Colaborou Mara Matos)