Eficiência de propostas para edital 5G serão avaliadas pela Economia

Representantes do Ministério da Economia devem se reunir nas próximas semanas com o gabinete do conselheiro relator do edital 5G na Anatel, Vicente Aquino, e com o corpo técnico da agência para avaliar a eficiência das propostas em discussão durante a definição das regras do certame de 2020, que podem ser colocadas em consulta pública a partir do próximo dia 12.

Após apresentação no Seminário ABDTIC 2019, o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade da pasta, César Mattos, afirmou que serão avaliados pontos positivos e negativos da proposta atual e dos termos antes apresentados pela área técnica. "Temos algumas perguntas. Uma delas é se a experiência máxima do 5G pode ser afetada se colocarmos blocos menores que 100 MHz. Que aplicações podemos estar perdendo?", questionou Mattos, em conversa com este noticiário nesta quarta-feira, 27.

"Também sobre a divisão entre [blocos para] provedores pequenos e grandes, temos que avaliar a eficiência e eventuais ganhos de escala", afirmou Mattos, ecoando preocupação já manifestada por grandes operadoras e fornecedoras quanto ao efeito de blocos de reserva e regionais para provedores de pequeno porte. "Ainda há mais dúvida do que respostas", completou o secretário (vinculado à Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade). Ele também destacou o papel preponderante que o mercado secundário de espectro terá no 5G.

Notícias relacionadas

Presentes no debate com o representante da Economia, assessores do gabinete de Vicente Aquino destacaram o racional por trás da proposta apresentada em outubro – e que se encontra em vistas após pedido do conselheiro Emmanoel Campelo.

"O 5G é disruptivo e não podemos tratar como uma simples evolução do 4G e 3G", afirmou a especialista em regulação da Anatel, Gesiléa Fonseca Teles. "É importante que haja reserva de blocos para que pequenos provedores possam participar do leilão. Eles têm rede para isso e interesse concreto. Sabemos que a possibilidade de investimentos é menor, mas juntando essa realidade e o interesse público, tentamos desenhar leilão onde se possa fazer o bid baseado em compromissos, e não desembolso imediato. É uma relação de ganha-ganha para os provedores e para a sociedade".

Também assessor de Aquino, Hermano Tercius argumentou que o pedido de igualdade de condições defendido por algumas grandes empresas não indica o caminho ideal. "No nosso ponto de vista, igualar os desiguais não é melhor maneira de tratar. Haverá bloco exclusivo para entrantes e PPPs, mas ainda assim as grandes terão de 60 a 100 Mhz". Durante as apresentações, tanto Tercius quanto Teles também citaram a experiência australiana no 5G, onde blocos regionalizados e menores foram utilizados. "Tem operadora que adquiriu apenas 5 MHz, para aplicações de Internet das Coisas", pontuou o assessor.

Representando as empresas competitivas no debate, o presidente da Vogel Telecom, Michel Levy, afirmou que a empresa fica "satisfeita em ver que há opção para competição e flexibilidade" com o bloco para entrantes e regionais. Ainda assim, o executivo apontou que existem outros caminhos que podem se revelar interessantes. "Do ponto de vista das competitivas, claro que tem opção de participar e adquirir espectro, mas vejo que a grande chance é construir redes de acesso", afirmou ele, vislumbrando um cenário onde as grandes do setor estariam "ocupadas" e com disponibilidade de capital reduzido diante das necessidades do 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!