5G terá 1 bilhão de conexões no mundo em 2023

A quinta geração de telefonia móvel (5G) vai começar a sair do papel nos próximos anos, com as primeiras grandes redes comerciais neste padrão sendo implementadas ao redor do mundo. A expectativa é de que em 2023 haja 1 bilhão de conexões 5G, o que corresponderá a 11% da base mundial de 9,1 bilhões de conexões móveis. Para efeito de comparação, o padrão 4G será a principal tecnologia em 2023, com 5,5 bilhões de conexões, ou mais de 60% da base mundial. As projeções fazem parte do Ericsson Mobility Report, divulgado nesta terça-feira, 28.

A América do Norte será a região na qual o 5G terá a maior participação sobre o total de conexões móveis em 2023: 37%. Em seguida virão o Nordeste da Ásia, com 34%, e a Europa Ocidental, com 16%. Na América Latina, o 5G responderá por menos de 5% do mercado em 2023.

As redes 5G usarão uma combinação de várias frequências de espectro, incluindo algumas altas, acima de 20 GHz, que ainda não são utilizadas para banda larga móvel. A expectativa é de que essa nova tecnologia ofereça velocidades acima de 1 Gbps e latência abaixo de 1 milissegundo, o que possibilitará aplicações como carros autônomos, streaming de vídeo ao vivo de alta definição em 360 graus, dentre outras.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!