Incumbent da Romênia tem apenas 7% do mercado

Mundialmente, o serviço de telefonia fixa está perdendo espaço para a telefonia móvel e outras formas de comunicação. No entanto, na Romênia esse fenômeno está acontecendo com muito mais força. Lá a penetração da telefonia fixa é de apenas 19%, enquanto que a teledensidade da telefonia móvel ja supera os 100%. Até 2003, a Romtelecom tinha monópolio do mercado, uma vez que o governo não permite que a empresa abra sua rede para outros competidores. No entanto, a resposta da concorrência veio com tanta força que derrubou a paticipação de mercado da incumbent para 7%. ?Há três anos éramos uma empresa à beira da morte?, diz Ion Botis, COO da Romtelecom.
Botis explica que os concorrentes foram praticamente forçados a encontrar outras soluções. Enquanto os competidores iam tomando cada vez mais assinantes da Romtelecom – com a telefonia móvel e com o servico de VoIP oferecido pelas empresas de TV por assinatura através de suas redes de cabo ? a Romtelecom fez um esforço de redução dos custos operacionais. Depois reduziu substancialmente o número de funcionários de 4,2 mil em 2003 para 1,2 mil hoje. ?Por todos esses motivos, entramos muito tarde na banda larga?, afirma Botis.
Com isso a Romtelecom começou a se recuperar. Hoje a empresa oferece triple play, com serviço de vídeo entregue via DTH, assim como a Telefónica no Brasil. Mesmo assim, enquanto ela tem 3 milhões de linhas em serviço, existem mais de 22 milhões de assinantes móveis. Há dois anos a empresa iniciou um projeto de NGN para aumentar a capacidade de banda oferecida pelo ADSL e estancar a perda de assinates para as operadoras de cabo. E há seis meses iniciou um projeto de atendimento chamado ?costumers first?, também com o mesmo objetivo. ?A cultura das empresas tem que mudar. E as novas tecnologias exigem também mudança dos modelos de negócio tradicionais, o que nem sempre e fácil?, afirma Ion Botis.

Notícias relacionadas
O executivo participou do evento Telcordia E5: Elements of Success, que começou na última quarta-feira, 28 e termina nesta quinta, 29 em São Francisco (EUA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!