Com a automação de sua força de vendas a TIM conseguiu ampliar o alcance do seu canal de parceiros de negócios corporativos. Luciano Campos, gerente de contas corporativas da TIM, destaca que o canal da operadora hoje conta com 600 empresas ou TBP (TIM Business Partners) com 5 mil vendedores, sendo que a maioria já usa smartphone (modelo Nokia E-61) para cadastrar contatos, fazer pedidos e enviar relatórios para a empresa. Esta, por sua vez, gerencia os consultores remotamente e envia os pedidos para a TIM de forma mais ágil. ?Nosso principal objetivo foi atender a gestão do processo de negócios em todas as etapas, evitar erros e agilizar a comunicação entre os parceiros e a TIM?, destacou Campos durante o 7º. Seminário Telecomunicações Empresariais promovido pela TELETIME e TI INSIDE.
O aplicativo foi desenvolvido pela carioca Abacomm e permite o cadastro de clientes, recepção do pedido e simulador de negócio no smartphone. Os maiores ganhos para os vendedores, segundo Costa, são a fidelização do cliente, diminuição de erros de cadastro e de deslocamento (em uma só visita a venda é feita), além da facilidade de simulação no próprio smartphone, fornecendo o preço real para o cliente a partir de parâmetros de negócios.
Estratégia