Santander investe em voz sobre IP

Cerca de 10% do tráfego telefônico do banco Santander Banespa já passa por sistemas VoIP e a idéia é migrar gradativamente para a nova tecnologia. ?Hoje trabalhamos no sistema híbrido, mas todas as novas aquisições de centrais telefônicas operarão apenas telefonia IP?, afirma o superintendente de telecomunicações do banco, Nelson Felca. Hoje 1,2 milhão de minutos por mês é intra-rede e 1 milhão de minutos por mês da rede interna para a externa. Em 2005, a empresa inaugurou um novo prédio em São Paulo já 100% de telefonia IP e prevê a migração gradativa em outros escritórios, inaugurando a chamada agência ToIP (Telefonia sobre IP), disse Felca.
Segundo o executivo a economia gerada por esse tráfego é grande. ?A parte intra-rede é gratuita e não sobrecarrega nossa rede de dados?, afirmou. Segundo Felca, a matriz do banco, na Espanha, já usa rede 100% IP há três anos. No Rio de Janeiro, onde a empresa está inaugurando novos pontos de venda, de 100 locais, 40 agências serão ToIP. O executivo participou do 7º Seminário de Telecomunicações Empresariais, promovido pelas revistas TELETIME e TI INSIDE.

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