Em meio ao processo de incorporação da Brisanet Participações pela Brisanet Serviços, o grupo cearense de telecomunicações vai reembolsar acionistas dissidentes no montante de R$ 26,1 milhões, referentes à titularidade de 7,3 milhões de ações ordinárias da empresa.
A operação recebeu aval do conselho de administração da Brisanet na última sexta-feira, 25, e ainda terá procedimentos detalhados. A empresa aprovou em julho a incorporação pela Brisanet Serviços da Brisanet Participações – CNPJ que tinha objeto social a participação, na qualidade de acionista, em outras sociedades ou empreendimentos.
Assim, foi concedido direito de recesso aos acionistas da empresa absorvida que não votaram favoravelmente à incorporação, que se abstiveram de votar ou que manifestaram expressamente sua intenção de exercer o direito de retirada. Com o direito de recesso, tais investidores têm a possibilidade de se retirar da sociedade e receber o valor de suas ações.
"Ficou, ainda, consignado que a Companhia não se valerá da prerrogativa prevista no artigo 137, parágrafo 3º, da Lei das Sociedades por Ações, ratificando, portanto, a aprovação, pela Assembleia Geral Extraordinária da Companhia realizada em 13 de setembro de 2024, da Incorporação, cujos efeitos e implementação permanecem sujeitos à verificação de determinadas condições suspensivas", arrematou a Brisanet.