OCDE recomenda órgão de supervisão independente para agências reguladoras

Embora não mencione diretamente os recentes episódios da série de investidas do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a Ancine e seus dirigentes e gestores, o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o arcabouço regulatório brasileiro para as áreas de telecomunicações e comunicações de forma mais abrangente aponta como "ponto fraco" no modelo brasileiro "a responsabilização pessoal de funcionários públicos por suas ações".

No trecho em que cita o poder do TCU sobre servidores públicos, o relatório se refere à Anatel. No entanto, a crítica cabe como uma luva na atual situação da Ancine que levou à redução do fluxo de investimentos com recursos públicos em 2018 e a interrupção a partir de 2019.

De acordo com o relatório da OCDE, ainda que seja essencial garantir a prestação de contas da agência reguladora, não é uma prática comum entre países membros a responsabilização pessoal de funcionários públicos. "No Brasil, quando alguma medida regulatória é considerada inadequada, servidores públicos são responsabilizados por meio de procedimentos legais que afetam seu patrimônio pessoal". Para a organização, os riscos inerentes à função podem diminuir a atração de pessoas talentosas por parte das agências reguladoras. "Por outro lado, uma vez no cargo, funcionários públicos, por meio de suas regulamentações, podem buscar minimizar o risco de processos legais, em vez de promoverem o bem-estar social ? fato que prejudicaria o propósito desses mecanismos".

Notícias relacionadas

Conforme já apontado por este noticiário, o risco de responsabilização é ameaça a dirigentes e servidores da Ancine e tem efeito perverso não apenas no trabalho da agência, mas também na vida pessoal dos servidores, impactando, por consequência, todo o setor audiovisual. O TCU deu um prazo de quatro anos aos atuais dirigentes e gestores da agência reguladora pelo passivo de fiscalização de obras audiovisuais viabilizadas com recursos públicos. São mais de 4 mil projetos de fomento, num montante de R$ 4,4 bilhões. Uma das consequências foi a reprovação de um montante incomum de prestações de contas de projetos em julho deste ano. Servidores ouvidos por este noticiário apontaram que, ordinariamente, os responsáveis pelos projetos teriam a oportunidade de prestar informações adicionais antes da glosa.

A recomendação da OCDE é limitar a responsabilização pessoal de servidores, ao passo que se garantem medidas adequadas de prestação de contas para a agência reguladora. Para isso, sugere "estabelecer um órgão de supervisão independente para revisar as análises de impacto regulatório de diferentes instituições, como a Anatel, a Ancine ou uma futura agência reguladora unificada".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!