Conferência Mundial de Radiocomunicação começa no Egito para decidir futuro do 5G

Começa nesta segunda-feira, 28, em Sharm El-Sheikh, no Egito, a Conferência Mundial de Radiocomunicação (WRC-19) da União Internacional de Telecomunicações (UIT). O evento vai revisar os tratados internacionais de Regulação de Rádio para alocação de frequências para serviços de telecomunicações e órbitas de satélite. Em jogo, sobretudo, está o desafio de atender à demanda de capacidade de espectro para o 5G, incluindo pela primeira vez na conferência as bandas acima de 23 GHz, as ondas milimétricas (mmWave). 

Serão mais de 3.500 participantes de 193 estados-membros da UIT, além de 267 observadores de 900 membros do setor privado da entidade, além de organizações internacionais. O evento vai até o dia 22 de novembro.

Na pauta está a identificação de bandas para o IMT-2020 (5G); atualizar e modernizar o sistema de segurança e emergência marítima global (GMDSS); garantir que a exploração terrestre e de sistemas de satélites meteorológicos para monitoramento; considerar frequências adicionais para comunicações de aeronaves, navios e em veículos terrestres com satélites de órbita geoestacionária; melhorar o cronograma regulatório para sistemas satelitais não geoestacionários; alocar frequência para plataformas de elevada altitude (HAPS, na sigla em inglês); facilitar a radicomunicação entre sistemas de alta velocidade de trens e de ferrovias; e produzir comunicação efetiva entre equipamentos móveis, incluindo redes Wi-Fi. 

Notícias relacionadas

A Anatel levará à WRC-19 propostas de destinação de faixas para o IMT-2020, como as de 66 GHz e 71 GHz. A agência integra a proposta conjunta das Américas definida pela Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), com forte influência dos Estados Unidos (e apoio da indústria móvel) e focada na liberação de banda para o serviço móvel – e com oposição da Europa. Porém, os EUA deverão levar proposta própria ao evento, com apoio à flexibilidade de destinações, além da alocação das bandas de 24 GHz, 40 GHz e 48 GHz para o serviço móvel. 

A conferência é importante também porque a UIT enxerga a banda larga móvel, especialmente o 5G, como uma oportunidade de conectar a metade da população global que ainda está offline. "Uma revolução transformadora na conectividade está sendo feita com imensas implicações na indústria de telecomunicações e TICs de trilhões de dólares e no avanço de vários das metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas", destaca o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, em comunicado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!