Primeiros TACs serão votados em novembro, diz Rezende

O processo final do regulamento do Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), que transforma multa em investimento, está um pouco mais definido para a Anatel. Segundo contou o presidente da agência, João Rezende, há discussão com operadoras, algumas em estágio mais avançado do que outras. "Vamos votar os primeiros em novembro e dezembro, e em janeiro vamos encerrar quase todos os TACs para transformar em investimento", declarou ele em apresentação nesta quarta, 28, na Futurecom.

Rezende afirma não ter a soma de investimentos dos TACs por serem casos individuais – cada empresa tem a proposta de investimento sendo colocada nas áreas técnicas. Após esse processo, a proposta sobe ao conselho, que faz a votação. "Como não são TACs únicos, são de condutas, uns tem qualidade, universalização, consumidor.. São TACs fatiados", disse ele em conversa com jornalistas. Segundo o presidente da Anatel, todas as regras estão sendo divulgadas para aumentar a transparência. "Já estamos hoje com quase 80% da metodologia de multas publicadas, o que é importante para dar previsibilidade", declara.

Marco Civil

Notícias relacionadas

Ainda em conversa com jornalistas, João Rezende reiterou que o conselho ainda irá votar e se debruçar sobre os temas da regulamentação do Marco Civil, em especial o das exceções à neutralidade. Não quis entrar no mérito da questão, mas afirmou que esse trabalho não estaria pronto a tempo do Fórum de Governança de Internet (IGF 2015), que acontece em novembro, em João Pessoa. "Esse ano ainda sai, mas no IGF não dá tempo", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!