Quinto satélite sino-brasileiro tem lançamento programado para 7 de dezembro

O quinto satélite do programa de Satélites Sino-Brasileiro de Sensoriamento Remoto, o Cbers-4, já está na base de lançamento em Taiyuan, na China, para onde foi transportado na última sexta, 17. Seu lançamento ao espaço está programado para 7 de dezembro próximo.

Notícias relacionadas
A bateria de testes do projeto realizada na Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (Cast), em Pequim, em setembro, confirmou que o satélite concluiu com sucesso todas as fases de sua montagem, integração e testes, realizadas em conjunto por equipes do Brasil e da China.

O artefato, contudo, ainda passará por uma nova bateria de testes até o mês que vem, após a montagem dos módulos de carga útil e de serviço, entre eles teste elétrico e de fechamento da estrutura e de abertura do painel solar.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) aguarda para breve o relatório final do foguete chinês Longa Marcha-4B (LM-4B), que colocará em órbita o Cbers-4. Após a falha ocorrida com um foguete da série no final de 2013 e que causou a perda do Cbers-3, o projeto foi totalmente revisado. A falha causou perda de US$ 170 milhões ao Brasil e à China.

Após a perda do Cbers-3, o lançamento do Cbers-4 foi antecipado em um ano, o que foi possível porque muitas peças do Cbers-3 foram produzidas em duplicidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!