Nokia Siemens desenvolve no Brasil solução de IPTV de baixo custo para condomínios

A fornecedora de telecomunicações Nokia Siemens Networks desenvolveu no Brasil uma plataforma de IPTV voltada a condomínios e pequenas cidades. O foco da plataforma é a distribuição de um conjunto não muito grande de sinais de TV a assinantes de um mesmo condomínio utilizando a rede de par metálico existente. Batizada de FlexiMultiPlay, a solução foi desenvolvida no país com recursos da Finep e da própria NSN. No protótipo apresentado pela primeira vez na Futurecom, a Nokia Siemens demonstrava a distribuição de sinais de TV digital aberta, em HD. Segundo Wilson Cardoso, diretor de tecnologia da empresa no Brasil, a ideia é justamente permitir que operadores possam oferecer a condomínios a distribuição de conteúdos de vídeo sem precisarem investir na melhoria de toda a rede externa e no backhaul. A solução roda toda local, e consiste em um conjunto de encoders de vídeo que geram o stream IPTV, as placas VDSL e na ponta do usuário é necessário um modem VDSL e um set-top IPTV. A expectativa da Nokia Siemens é ter um modem com set-top integrado. A solução é voltada principalmente para a distribuição de sinais abertos ou sem controle de direitos, já que não há acesso condicional na plataforma. Outra característica que aproxima a solução da Nokia Siemens da TV aberta é o fato dela estar toda preparada para rodar os conteúdos interativos Ginga da TV aberta, por meio da rede IP. Mas existe a possibilidade de se acrescentar a oferta de vídeo sob-demanda na solução.
A vantagem para as operadoras de telecomunicações é agregar a oferta de vídeo à rede banda larga sem investimentos em rede ou montagem de uma solução de TV paga completa, além de usar o cabeamento já existente nos condomínios.
A central instalada no condomínio, com capacidade para atender até 400 residências, pode estar conectada à operadora inclusive por meio de uma rede 3G, o que significa que não há a necessidade de investimentos em fibra ou rede de acesso banda larga.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!