"Corpo mole" da Anatel com MMDS preocupa deputado

O deputado Paulo Bornhausen (DEM/SC) apresentará nessa quarta-feira, 29, um requerimento na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI) da Câmara pedindo esclarecimentos à Anatel sobre a homologação de equipamentos para a prestação de serviços banda larga com tecnologia WiMax na faixa de 2,5 GHz, onde operam as empresas de MMDS.
Segundo o deputado, com o requerimento, ele tentará também esclarecer os motivos de a Anatel não planejar a licitação de novas licenças para o serviço. "A Anatel está fazendo, no mínimo, corpo mole na certificação", protestou o parlamentar. De fato, esta é uma reclamação que as empresas têm e que se deve a uma ordem não-escrita do conselho diretor, que determinou a suspensão da homologação do WiMax para a faixa enquanto não fosse resolvido o problema do tamanho da faixa de frequência que ficaria aos operadores de MMDS na renovação de algumas licenças, a partir de fevereiro. Esta semana a Telefônica/TVA anunciou o início dos testes de WiMax na faixa de MMDS em São Paulo. A Telefônica é uma das que terão sua licença renovada em fevereiro.

Pressões

Notícias relacionadas

Bornhausen acredita que a agência possa estar sofrendo pressões de outros setores para reduzir a atuação das operadoras de MMDS. Mas questiona o quanto esta atitude da agência pode prejudicar o País. "Eu quero imaginar que é apenas descaso da Anatel, o que já não é pouco grave", afirma o deputado. "O que a Anatel precisa entender é que, nesse momento de crise da economia, é preciso destravar os investimentos. O governo do Fernando Henrique (Cardoso) sobreviveu às crises muito por conta dos investimentos na área de telecomunicações gerados pela privatização. É preciso deixar os investimentos entrarem", complementa.
A Anatel tem trabalhado em um novo planejamento de TV a cabo e MMDS, que deve ser encaminhado ao conselho diretor ainda em novembro, abrindo espaço para os editais de cabo. No entanto, a parte relacionada com o MMDS deve demorar ainda mais para sair do papel mesmo com o planejamento aprovado. A discussão se dá em torno do espectro ocupado pelo MMDS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!