Norte Conectado: Vivo, Wirelink e mais sete são qualificadas para consórcio da Infovia 00

O consórcio responsável pela operação do primeiro trecho do Norte Conectado (a Infovia 00, entre Macapá e Santarém) teve nove empresas qualificadas: Telefônica (Vivo), Wirelink, BRDigital, Aquamar, CTE Telecom, Icom Telecom, Radiante, SEA Telecom e Simplex Informática.

Os nomes foram divulgados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que está à frente da governança da infraestrutura em construção. Assim que oficialmente formado, o consórcio terá uma consorciada líder escolhida pelos próprios membros.

O trecho em questão terá 770 km de cabos sub-fluviais e é o primeiro de um projeto mais amplo do governo federal para ampliar acesso na região Amazônica. As participantes qualificadas para o Consórcio Aberto do Operador Neutro da Infovia 00 receberão parte da infraestrutura óptica para uso próprio ou exploração comercial em troca da operação e manutenção da infraestrutura completa.

Notícias relacionadas

Com início da operação previsto para o começo de 2022, o trecho entre Macapá e Santarém contará com 48 pares de fibra, sendo 36 para a iniciativa privada e 12 para uso não oneroso pelo setor público; sistema DWDM instalado; pontos de presença em data centers modulares; e caixas de ancoragem de terminação do cabo óptico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!