O consórcio responsável pela operação do primeiro trecho do Norte Conectado (a Infovia 00, entre Macapá e Santarém) teve nove empresas qualificadas: Telefônica (Vivo), Wirelink, BRDigital, Aquamar, CTE Telecom, Icom Telecom, Radiante, SEA Telecom e Simplex Informática.
Os nomes foram divulgados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que está à frente da governança da infraestrutura em construção. Assim que oficialmente formado, o consórcio terá uma consorciada líder escolhida pelos próprios membros.
O trecho em questão terá 770 km de cabos sub-fluviais e é o primeiro de um projeto mais amplo do governo federal para ampliar acesso na região Amazônica. As participantes qualificadas para o Consórcio Aberto do Operador Neutro da Infovia 00 receberão parte da infraestrutura óptica para uso próprio ou exploração comercial em troca da operação e manutenção da infraestrutura completa.
Com início da operação previsto para o começo de 2022, o trecho entre Macapá e Santarém contará com 48 pares de fibra, sendo 36 para a iniciativa privada e 12 para uso não oneroso pelo setor público; sistema DWDM instalado; pontos de presença em data centers modulares; e caixas de ancoragem de terminação do cabo óptico.