Especialistas afirmam: Open RAN não está maduro para o 5G

Foto: Pixabay

[Publicado originalmente no Mobile Time] Os especialistas de Claro, TIM, Qualcomm e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) endossaram durante o Painel Telebrasil 2021 nesta terça-feira, 28, o recente discurso do CEO da Ericsson, Björne Ekholm, que o Open RAN é uma tecnologia que ainda não está madura para a quinta geração de rede móvel.

Atila Xavier, diretor de arquitetura, inovação e tecnologia da TIM, afirmou que é pouco provável ter Open RAN para o ano que vem no 5G e ressalta que as operadoras não dependem do padrão de rede aberta para serem competitivos no 5G. Contudo, o executivo acredita que a tecnologia permite potencializar modelos inovadoras no 5G com o OpenRAN, como o uso de soluções Open Source.

"Isso traz modelos de negócios diferentes. Ou seja, OpenRAN não é um pré-requisito do 5G, mas pode potencializar pelas beiradas", explicou Xavier. Nesse sentido, ele endossa a visão do CTO da Claro, André de Sarcinelli, que defende uma introdução do OpenRAN por áreas como empresas e agrobusiness.

Notícias relacionadas

"Não acredito que o Open RAN esteja maduro o suficiente para cumprir metas regulatórias em dois anos", disse André Sarcinelli. "Acredito que estará maduro para enterprise, rurais e área com baixo volume de tráfego. Tem uma jornada longa para evoluir e que leva tempo para fazer qualidade. Provavelmente o Open RAN será maduro no 6G. Mas para o 5G de amanhã, ainda está cedo", completou.

Positivistas

Discordando em parte com os colegas de painel, Francisco Soares, vice-presidente de relações institucionais da Qualcomm, afirmou que o Open RAN tem uma oportunidade de desenvolvimento a partir do 5G, embora concorde que o padrão aberto não é prerrogativa para as novas redes.

"É uma oportunidade para se pensar em fazer o 5G. Acho que estamos no momento certo para pensarmos nisso, não acho que seja prematuro. O modelo de negócios já poderia endereçar o Open RAN", disse Soares. "Não precisa ser de maneira massiva, mas 'ilhas de oportunidades'. O próprio 5G não vai entrar de uma vez só, mas a tecnologia já estará disponível no ano que vem. Por que não pensar em disponibilizar o 5G com Open RAN em ilhas (escolhidas)?", questiona.

Por sua vez, Rubens Souza, tecnologista em C&T do MCTI, prevê que o Open RAN pode começar a entrar no 5G a partir de julho de 2023: "Temos ações estruturantes para o Brasil todo. O desafio é convergir para que o País evolua o mais rapidamente dentro do Open RAN. Quando mais rápido somar, mais rápido poderemos implementar para os clientes", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!