O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) espera investir R$ 240 milhões em projetos voltados para Internet das Coisas (IoT). A instituição financeira espera que aproximadamente 30 empresas sejam aceleradas com os recursos, que estão alocados em um fundo voltado para o desenvolvimento de projetos pilotos de IoT no Brasil.
Segundo Ricardo Rivera, do BNDES, já há alguns projetos que contam com apoio financeiro do banco desde 2019. "Em 2019, tivemos R$ 26 milhões investidos em pilotos de IoT. Foram ao todo 16 projetos pilotos. A previsão é concluir o primeiro piloto no final de 2021. Temos projetos em diversas áreas, como da saúde, do campo, projetos de segurança pública etc", disse o executivo no Painel Telebrasil, evento que aconteceu nesta terça-feira, 28.
Mais projetos
Rivera adiantou que o BNDES já está trabalhando em novas frentes de financiamento para o desenvolvimento de tecnologia de IoT no Brasil. "Já estamos trabalhando em outra iniciativa, com recursos não reembolsáveis, de uma agenda de transformação digital. E também implementando um crédito voltado para empresas contratarem serviços 4.0, que visa facilitar a aquisição de serviços tecnológicos de empresas credenciadas pelo BNDES", afirmou Ricardo Rivera.
Para Eliana Emediato Azambuja, coordenadora de transformação digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a pasta está em vias de lançar um edital focado em Inteligência Artificial. "Isso é uma prioridade que temos aqui, para agregar mais valor ao trabalho das Câmaras de Internet das Coisas. Também estamos discutindo uma ação focada em segurança cibernética. A ideia é mostrar como a segurança cibernética é fundamental para a transformação digital", afirmou Azambuja.