Microsoft adota novo posicionamento em telecom com lançamentos para 5G e edge

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira, 28, uma nova estratégia para operadoras de telecom a partir do lançamento de uma plataforma de nuvem (cloud) voltada para serviços 5G e de computação de borda (edge computing).

Em um post publicado no blog da Azure (o braço para nuvem da empresa), a Microsoft revelou que o novo posicionamento ocorre após a integração de serviços da Metaswitch e da Affirmed Networks, adquiridas no primeiro semestre. As duas companhias são especializadas em virtualização de funções de rede.

Dessa forma, novos serviços devem ser habilitados a partir da plataforma Azure. Além de virtualização de rede, estão previstos produtos para Internet das Coisas (IoT), network slicing e edge. Neste caso, a empresa pontuou a necessidade do setor por "infraestruturas com arquitetura de rede desagregadas ou em contêineres", independente do modelo de computação de borda escolhido pelo operador.

Notícias relacionadas

A Microsoft também destacou possibilidades de interconexão de rede oferecidas pela empresa, que incluiriam 170 pontos de presença (PoPs) ao redor do mundo e cerca de 20 mil pontos de peering. Segundo a companhia, mais de 200 operadoras já são integradas com a rota expressa da Azure.

Inovação

Vice-presidente executivo da Microsoft Azure, Jason Zander classificou o movimento da empresa como o "início de um novo capítulo" na colaboração com a indústria de telecom. Também nesta segunda-feira, a Microsoft revelou seu ingresso no 5G Open Innovation Lab (5GOILab). O programa de inovação em 5G já contava com participação da operadora T-Mobile, da Intel e da Nasa, a agência espacial norte-americana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!