Zuckerberg lança mais uma iniciativa para universalização da Internet

Pouco depois de ter anunciado a mudança de nome do Internet.org para Free Basics, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, voltou a colocar a universalização do acesso em pauta. No último sábado, 26, Zuckerberg discursou na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em Nova York justamente para pedir que o tema seja tratado como prioridade global. Além disso, lançou a iniciativa ONE em parceria com outras personalidades e instituições com o mesmo objetivo de conectar as 4 bilhões de pessoas offline no mundo.

O discurso de Zuckerberg na ONU ressaltou a importância da conectividade ao afirmar que, para cada dez pessoas que ganham acesso, uma sai da pobreza. "Se realmente queremos unir as nações no mundo, vamos começar a conectar o mundo", disse ele.

Mais uma vez, o CEO do Facebook fala em levar o acesso como recurso de empoderamento para a população carente, o que considera como passo essencial para as Metas Globais, diretrizes aprovadas na assembleia da ONU e que visam acabar com a pobreza, combater a desigualdade e proteger o planeta. "Ao dar ferramentas às pessoas para acesso, conhecimento e oportunidades da Internet, nós damos a voz aos sem voz e o poder aos sem poder", disse Zuckerberg em um post na rede social antes do discurso na ONU. "Se conectarmos os mais de 4 bilhões que ainda não estão online, temos uma oportunidade histórica de levantar um mundo inteiro nas próximas décadas", completa ele.

Zuckerberg não mencionou a Internet.org ou o Free Services, mas o discurso remete exatamente a essas iniciativas. Dessa vez, porém, sua presença na ONU não resultou em nenhum encontro com a presidenta Dilma Rousseff, que realizou o discurso de abertura da assembleia, mas se limitou a falar sobre a luta contra a pobreza e o comprometimento do Brasil com a redução de poluentes. Em abril, o CEO do Facebook e Dilma chegaram a anunciar um acordo para levar o Internet.org ao País, parceria posteriormente desmentida pelo governo e que continua a ser objeto de discussão.

A campanha ONE é uma parceria de Zuckerberg e do Facebook com a organização global Action/2015; com a Fundação Bill & Melinda Gates; Save the Children; TED; Fundação da ONU; e a empresa de software livre especializada em informações em situações de crise, a Ushahidi. Conta ainda com personalidades como o líder da banda U2, Bono Vox; o presidente da Virgin, Richard Branson; a fundadora do Huffington Post, Arianna Huffington; a cantora colombiana Shakira; o ator da série clássica Jornada nas Estrelas, George Takei; a atriz sul-africana Charlize Theron; e o fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.