A Oi publicou fato relevante na noite desta quarta, 28, informando ao mercado que foi encaminhada ao Juizo da Recuperação Judicial o pedido para a publicação do Edital UPI ClientCo – Segunda Rodada, bem como a designação de uma data para realização da Audiência Segunda Rodada UPI ClientCo. Ou seja, a Oi está pronta para a realização da segunda rodada do leilão que pode definir a venda de sua base de clientes de banda larga.
Não há uma data especificada, mas a partir da publicação do despacho da Juiza responsável pela Recuperação Judicial da Oi, são 15 dias para a realização da audiência. Caso o despacho saia nesta quinta, a data mais provável em torno do dia 12 de setembro.
Durante a audiência, são recebidas as propostas. Vale lembrar que já existe a proposta da V.tal na mesa, que pretende pagar R$ 7,3 bilhões em ações da empresa pela base de clientes da Oi. Mas outras propostas podem ser apresentadas.
Na abertura do envelope, interrompe-se a audiência. São então mais dois dias para que o administrador judicial mande o resultado para os credores, que por sua vez terão mais 10 dias para decidir e votar sobre a proposta vencedora. Com isso, a expectativa é que essa etapa da venda seja concluída no final de setembro ou começo de outubro.
Depois disso, há outras etapas: celebração do Shares Purchase Agreement, assinatura do acordo, aprovação do CADE e da Anatel e o fechamento do acordo. Tudo isso, segundo estimativas de fontes familiarizadas com o processo, joga a expectativa de conclusão do processo para o começo de 2025, como havia informado o presidente da Oi, Mateus Bandeira, na semana passada.
Tudo isso ainda pendente do acordo de negociação da dívida da Oi com a União, o que está sendo tratado com a AGU. Sem esse acordo, todo o plano de recuperação judicial implode. A expectativa é que esse acordo seja celebrado até o meio do mês.