Corte de apelações dos EUA cassa liminar que impedia coleta de registros telefônicos

Um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos reverteu uma ordem judicial que impedia a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) de coletar registros de ligações telefônicas e enviou o caso de volta a um tribunal de primeira instância para novas audiências entre defensores da privacidade e advogados do governo.

O painel de três juízes da Corte de Apelações do Distrito de Columbia, em Washington, emitiu a decisão nesta sexta-feira, 28, a qual ocorre depois de o Congresso Nacional dos EUA ter aprovado legislação que proíbe a coleta em massa de registros telefônicos de cidadãos americanos pela agência de segurança norte-americana NSA, e a substituiu por um sistema de busca de dados mantidos por operadoras de telefonia, em situações analisadas caso a caso. A nova lei permitiu, no entanto, que a NSA mantenha a coleta dos registros telefônicos sob as regras antigas até o fim deste ano.

A decisão dos juízes da Corte de Apelações, na prática, cassa uma liminar contra o governo concedida pelo juiz Richard Leon, em dezembro de 2013. O juiz havia encontrado uma lista da coleta de registros telefônicos, "metadados" — com a hora, duração e número chamado, sem o conteúdo de conversas —, o que viola a lei de privacidade de dados americana. À época, a decisão do juiz representou um duro golpe para o programa de vigilância do governo, que começou na esteira dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Notícias relacionadas

A sentença dos juízes da Corte de Apelações é resultado de uma ação ajuizada por Larry Klayman, um ativista conservador que em 2013 processou o ex-colaborador da NSA, Edward Snowden, por ele ter vazado documentos sobre o programa de vigilância da agência de segurança norte-americana. O caso agora volta para o tribunal do juiz Leon, onde novas audiências serão realizadas para ouvir os defensores da privacidade e os advogados do governo.

Em 2013, o jornal britânico The Guardian revelou que as operadoras de telefonia dos EUA receberam ordem para fornecer diariamente à NSA informações sobre todas as chamadas telefônicas em seu sistema, tanto dentro dos EUA quanto entre este e outros países. O jornal citou uma ordem judicial altamente secreta emitida em abril daquele ano, da qual indicou ter obtido uma cópia, reproduzida online.

O The Wall Street Journal ouviu o advogado Alex Abdo, da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), que explicou que a sentença dos juízes trata-se "apenas uma decisão processual que não aborda a constitucionalidade ou legalidade do programa de vigilância da NSA". Um tribunal de apelações em Nova York deve ouvir na próxima semana os argumentos da NSA, observou ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!