Brasil deve fechar ano com 73 milhões de acessos 3G

O Brasil deve encerrar o ano com uma base de 73 milhões de acessos em banda larga móvel, contra 20 milhões de banda larga fixa, de acordo com projeção da 12ª edição do Balanço Huawei de Banda Larga, divulgado nesta terça-feira, 28. Para 2014, a previsão é que o número de acessos em banda larga móvel dobre para 124 milhões e aqueles em banda larga fixa saltem para 30 milhões.

Notícias relacionadas
No segundo trimestre a banda larga móvel atingiu 58,7 milhões de acessos, o que representa um crescimento de 110,4% comparado ao mesmo período do ano passado. Em termos de tecnologia, houve uma queda na quantidade de acessos de segunda geração (2G) no padrão GSM, de 197,5 milhões no primeiro trimestre para 196,4 milhões no segundo trimestre. Já a adição líquida de 6,8 milhões de acessos 3G, fez com que sua participação no total de celulares atingisse 22,5 %. Em um ano, a receita com dados da banda larga móvel no Brasil expandiu 24,6%.

Segundo a companhia, a tendência de alta dos dados móveis foi alavancada principalmente pela queda no preço dos celulares 3G, que no segundo trimestre recuou 5% e no acumulado do ano até junho, 7,8%

Com relação à banda larga fixa, o estudo também aponta que, atualmente, o país ocupa a primeira posição em quantidade de acessos na América Latina, com 17,9 milhões registrados no segundo trimestre – alta anual de 20% –, seguido pelo México, com 12,3 milhões de acessos. Segundo o levantamento, a receita proveniente da banda larga fixa totalizou R$ 12,3 bilhões no período e deve continuar a crescer a uma taxa anual composta (CAGR, na sigla em inglês) de 16%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!