Bancarização via celular avança na América Latina

A Spring Wireless desenvolveu uma solução de mobile banking cujo objetivo é ajudar os bancos a aumentarem suas carteiras de clientes. A ideia é impulsionar a bancarização com a oferta de contas correntes exclusivamente móveis, cujos custos são mais baixos para os bancos e, consequentemente, para os clientes. O serviço foi lançado no mês passado pelo maior banco privado da Venezuela, o Mercantil, e já conseguiu 50 mil usuários. Na Colômbia, o Bancolombia está testando a solução e deve lançá-la comercialmente dentro de dois meses. No Brasil, há negociações em curso.
A proposta nesse tipo de conta corrente é que o celular seja o único ponto de contato entre o correntista e o banco. "Uma conta exclusivamente móvel é 30% mais barata que uma conta completa. O cliente não recebe extrato em casa, não ganha um cartão de plástico e nem acessa o internet banking", detalha o presidente da Sprign Wireless, Marcelo Condé. Até mesmo a interação com caixas eletrônicos para saques é feita via celular. A solução da Spring utiliza diversas interfaces, variando de acordo com o aparelho ou a preferência do usuário: SMS/USSD, WAP e client Java para smartphones.
Na América Latina, há muito mais usuários de telefonia celular do que correntistas de bancos. "Essa diferença existe porque uma grande parcela da economia é informal. Além disso, há um custo para o banco em abrir e manter uma conta", explica Condé.

Notícias relacionadas
Evento
Marcelo Condé será um dos palestrantes do 2º Fórum Mobile Plus: Mobilidade + Negócios, que acontecerá entre os dias 9 e 13 de setembro, no centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento é promovido pelas revistas TELETIME e TI Inside. Em pauta, temas como mobile finance, mobile marketing, machine-to-machine, mobile CRM, mobile banking, application stores e muitos outros. Mais informações pelo site www.teletime.com.br/eventos ou pelo telefone 0800 77 15028.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!