Testes estão melhores, diz Sardenberg

O presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, está otimista com relação ao início da portabilidade numérica e aponta uma melhoria nos resultados dos testes depois que a agência decidiu implantar uma força tarefa para acompanhamento diário dos trabalhos antes do lançamento. Sardenberg disse a TELETIME News durante evento no Palácio do Planalto realizado nesta quinta-feira, 28, que os trabalhos estão caminhando bem nos últimos dias e insistiu na manutenção da data de início do serviço. "Estamos confiantes de que a portabilidade começará dia 1º de setembro", afirmou.
Ontem, em reunião do conselho diretor, os conselheiros analisaram os primeiros resultados do acompanhamento diário dos testes das empresas. E, segundo Sardenberg, os relatos são bem mais positivos do que os últimos recebidos. No início do mês, o presidente da agência foi surpreendido ao ser informado pelas empresas da existência de falhas nos testes que haviam sido realizados. Por isso, Sardenberg ordenou um acompanhamento mais intenso das ações das companhias e uma fiscalização mais rígida dos resultados obtidos.
O embaixador relativizou a exigência de uma fiscalização nos relatórios apresentados pelas empresas para checar a "veracidade" dos dados, conforme nota divulgada pela autarquia. "Não queremos ameaçar. Foi só para alertar as empresas com uma medida firme, mas não desaforada. Nossa intenção não é ser desaforado com ninguém", explicou.

Notícias relacionadas
Com relação à briga travada entre Claro e Oi, na mídia, por conta do início da portabilidade, Sardenberg usou sua diplomacia e não tomou partido de nenhuma das empresas. Disse que é natural que estas questões sejam permeadas por "interesses próprios", mas concordou que disputas como esta podem revelar que algumas empresas tiveram mais sucesso nos testes do que outras. "O que se depreende é que algumas estão mais preparadas do que outras", afirmou ao analisar os conflitos que a portabilidade gerou entre as empresas.
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, também ressaltou a importância de o cronograma de implantação da portabilidade ser seguido e disse que a maioria das empresas já está pronta para oferecer o serviço. Costa lamentou que a portabilidade, por enquanto, não seja nacional, permitindo que o consumidor mantenha seu número ao mudar de Estado. "Eu lamento que ele (o cronograma) seja tão tímido, porque a portabilidade tem que ser nacional", afirmou. O serviço de manutenção do número ao mudar de Estado esta previsto para ocorrer apenas em 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!