Chega à Justiça primeira ação contra a BrOi

As empresas Brasil Telecom e Oi, órgãos do governo e até o presidente Lula terão que se explicar na Justiça sobre a criação da BrOi. A 8º Vara Federal de Justiça do Ceará analisa uma ação popular contra a união das duas concessionárias. A ação foi movida por José Carlos Martins Mororó de Almeida em 4 de agosto.
Na lista de réus estão a União, a Anatel, a CVM, a Tele Norte Leste Participações e a Telemar Norte Leste Participações, a Brasil Telecom S.A. e a Brasil Telecom Participações, a Invitel (controladora da BrT) e o Credit Suisse Brasil (custodiante das ações de controle da Brasil Telecom). O documento cita ainda, nominalmente, entre os réus, o presidente Lula, o presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, e o ex-presidente da CVM, Marcelo Trindade.
A íntegra da ação ainda não foi divulgada pela Justiça cearense. As informações divulgadas até o momento pela assessoria são de que as partes já foram autuadas e de que a ação inclui um pedido de liminar, provavelmente para suspender o contrato assinado entre Oi e Brasil Telecom. A Anatel confirmou que foi notificada formalmente da ação e que responderá dentro do prazo estipulado pelo juízo, de 20 dias contados a partir da confirmação de autuação do último réu no processo.

Notícias relacionadas
A autuação foi emitida no dia 20 de agosto pela juíza federal substituta da 8º Vara, Elise Avesque Frota. No despacho, a juíza justifica a sua decisão de notificar e ouvir as partes citadas alegando ser imprescindível a participação dos réus nos autos para preservar o contraditório. No mesmo documento é solicitado que a TNL e a Telemar Norte Leste encaminhem à Justiça cópia do contrato questionado na ação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!