Teclan e Nuance desenvolvem sistema para auxílio à lista

A Teclan firmou uma parceria com a Nuance para desenvolver um projeto completo de automação do serviço de auxílio à lista, o 102, com reconhecimento de fala, no prazo de dez meses. Atualmente, a Teclan, que é uma empresa nacional, é fornecedora da solução de auxílio à lista para Oi e Brasil Telecom. Apesar dessas empresas não terem solicitado a modernização do serviço, o objetivo da parceria é garantir a disponibilidade para atendimento imediato. O presidente da Teclan, Cláudio Sá, disse que sua empresa vem trabalhando há cerca de um ano com a Nuance, que é norte-americana, mas tem escritório no Brasil, para internar a tecnologia. Agora será feito o trabalho de laboratório: pesquisa e desenvolvimento de aplicações, testes e homologações.
A Oi informou que, por enquanto, só o serviço de atendimento ao cliente (10331) tem reconhecimento de fala, numa solução fornecida por uma parceria entre Nuance e Accenture, desde o ano passado. A empresa preferiu não se manifestar sobre o futuro do 102. Mas Cláudio Sá está trabalhando no projeto independentemente de contrato, mesmo porque também está prospectando países vizinhos, como Chile, México e Argentina, onde a ação é mais lenta e deve render resultados em dois anos.
O executivo não informa quanto investe diretamente no projeto. Argumenta apenas que reserva até 5% do faturamento para pesquisa e desenvolvimento: ?Temos de R$ 1 milhão a R$ 2 milhões para o projeto.? Procurada, a BrT não retornou o pedido de entrevista.

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