A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Anatel ampliaram o prazo para as inscrições no Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas. Agora, as inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de agosto de 2023.
A alteração do prazo de inscrições resultou em modificações nas datas previstas para as atividades do Prêmio, que agora seguirá o seguinte cronograma:
- I. Prazo para inscrição: até 11 de agosto de 2023.
- II. Fase de avaliação dos projetos: de 14 a 22 de agosto de 2023.
- III. Divulgação dos resultados: 23 de agosto de 2023;
- IV. Cerimônia de premiação: 1º de setembro de 2023.
As duas agências querem avaliar os casos de usos do espectro para redes privativas, estimular esse tipo de investimento e dar divulgação aos resultados alcançados com a implementação dessas soluções. A parceria entre a ABDI e a Anatel coletará informações dos serviços utilizados para mensurar o impacto que as redes privativas de telecomunicação, voltadas a soluções específicas, têm nos negócios do setor produtivo nacional.
A premiação
A premiação terá quatro categorias:
- Rede Privativa – Agro: uso para aplicações no setor de agropecuária (Agro 4.0);
- Redes Privativas – Indústria: uso para aplicações do setor industrial, em parque fabril (Indústria 4.0);
- Redes privativas – Utilities/Mineração/Óleo e Gás: uso para aplicações em serviços como distribuição de água, energia e gás, além de aplicações do setor de mineração e de extração de petróleo; e
- Redes privativas – Outros setores.
Para participar do concurso, a entidade que faz uso da rede privativa ou a prestadora de serviços de telecomunicações responsável pela infraestrutura e operação da rede deve responder os questionamentos que integram a Tomada de Subsídios nº 20/2023, que está disponível no Sistema Participa, da Anatel.
Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão formada por servidores da Anatel e representantes da ABDI, de acordo com critérios definidos nas Diretrizes do Prêmio. Os mais bem avaliados em cada categoria serão premiados com um Troféu de Conectividade em Redes Privativas.