Publicidade
Início Newsletter Sancionada lei que garante nacionalmente silêncio positivo para instalação de antenas

Sancionada lei que garante nacionalmente silêncio positivo para instalação de antenas

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 28, a Lei nº 14.424/2022, que altera a Lei das Antenas (Lei nº 13.116/2015), prevendo o silêncio positivo, ou seja, a aprovação tácita para a instalação das antenas em caso de demora no procedimento. As novas regras começam a valer a partir de hoje.

Pela nova Lei, caso o prazo de 60 dias tenha decorrido sem decisão do órgão ou entidade competente, a empresa ficará autorizada a realizar a instalação em conformidade com as condições estipuladas no requerimento de licença apresentado e com as demais regras previstas em leis e em normas municipais, estaduais, distritais e federais pertinentes à matéria, tendo assim a operadora uma espécie de licença precária.

Dessa forma, o órgão ou entidade competente poderá cassar, a qualquer tempo, a licença caso observe que as condições estipuladas no requerimento ou em demais leis e normas pertinentes não tenham sido descumpridas. A lei também garante que dessa decisão, cabe ainda recurso administrativo com efeito suspensivo.

Notícias relacionadas

Caso haja decisão administrativa final de órgão ou entidade competente pela retirada da infraestrutura, a responsabilidade de retirar os equipamentos será da empresa requerente das licenças – as operadoras ou torreiras. Também caberá às prestadoras a reparação dos eventuais danos causados ao meio ambiente e a terceiros.

O Congresso aprovou a versão final do texto da nova legislação no começo deste mês. O projeto de lei que a originou foi do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP). Na ocasião da aprovação da matéria, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), relator da matéria no Senado, disse que a iniciativa pretende solucionar a controvérsia possibilitando às operadoras de telecomunicações a instalação de seus equipamentos após decorrido o prazo legal, caso os órgãos competentes não se manifestem sobre seu pedido.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile