CNBB, Abert e Rede CNT entram na briga no STF pelo carregamento obrigatório de retransmissoras

Radiodifusores e católicos entraram na briga pelo carregamento obrigatório de canais, previsto na Lei 14.173/2021, originada a partir da MP do Fistel (MP 1.018/2020). A principal entidade da Igreja Católica brasileira (CNBB), além da Abert e da Rede CNT, pediram ao STF o ingresso como Amicus Curiae (amigo da corte) na ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 6921, apresentada pelo PDT, que questiona a constitucionalidade do dispositivo que obriga o carregamento de retransmissoras de TV por operadoras de TV paga.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) alega em seu pedido que a obrigação imputada às operadoras de telecomunicações é legítima, e que o dispositivo possui pertinência temática com o objeto da Medida Provisória 1.018/2020.

Segundo a entidade, o argumento do PDT que a obrigação não poderia ser objeto de MP por conta da Emenda Constitucional (EC) 8/1995, que proíbe a regulamentação do setor de telecomunicações por MP, não procede, pois a referida vedação foi exaurida quando foi editada a Lei 9.472/1997 (Lei Geral de Telecomunicações), "esta, sim, não poderia ser editada por Medida Provisória", diz a CNBB.

Notícias relacionadas

A CNBB diz ainda que o dispositivo questionado pela legenda partidária tenta garantir o acesso à informação de milhões de brasileiros. "O debate sobre a o acesso à informação certamente afetará a vida de milhões de brasileiros, inclusive os que professam a fé católica, e desejam acompanhar a programação dos canais católicos de abrangência nacional na TV aberta", diz a CNBB.

Hoje, entre os canais da TV aberta com abrangência em todas as cinco regiões do território nacional, com alcance de mais de 1/3 da população brasileira, encontram-se três canais de comunicação católicos: a Rede Vida, a Canção Nova e a TV Aparecida. Pela nova regra, estes canais e suas retransmissoras seriam carregados obrigatoriamente pelas operadoras de TV paga.

Amplo debate

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) reforça que a vedação proposta pela EC 8/1995 à vedação de Medidas Provisórias para regular o setor de telecomunicações decorre do processo de liberalização do setor de telecomunicações da década de 1990, que visava apenas evitar que o mesmo Presidente regulamentasse a matéria.

Outro aspecto levantado pela Abert é que o processo legislativo de tramitação da MP, que se converteu na Lei 14.173/2021, permitiu a todos os parlamentares, inclusive aos do PDT, um amplo debate sobre o tema, com proposituras de emendas de plenários, rejeição e aprovação do texto discutido.

"Portanto, não se pode falar em atividade às escuras, falta de transparência, ou contrabando legislativo. Parlamentares do próprio partido autor participaram de todo esse debate. O processo legislativo foi seguido e, mesmo diante das limitações que a crise sanitária impõe (sessões virtuais, redução do número de reuniões em comissões etc.), foi possível um intenso debate que permitiu o aperfeiçoamento do texto para conversão", diz a Abert.

A obrigação já existia

A Rede de Televisão CNT lembra que as TVs fechadas já são obrigadas a veicular os canais de TV aberta. "As TVs fechadas foram obrigadas a carregar na sua grade de canais os sinais das geradoras locais de TV aberta desse o longínquo ano de 2011.
Por exemplo, na cidade de São Paulo as TVs fechadas são obrigadas a carregar na sua grade de canais a TV Cultura, a TV Gazeta, ou seja, todas as geradoras locais de TV aberta", diz o grupo de comunicação. A exceção, diz a CNT, estava nas operadoras que ofertavam serviços de DTH, que por impossibilidade técnica, por incapacidade de espaço no satélite.

"Em razão dessa inviabilidade técnica, no Ato 5607/2012, da Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa, a Anatel limitou a obrigatoriedade de carregamento na tecnologia do DTH somente às redes nacionais de TV aberta", explica a CNT na sua petição.

"Vale repetir, por necessário, que desde a edição da referida lei 12.485/2011, as operadoras dos Serviços de Televisão por Assinatura já estavam obrigadas a carregar as geradoras locais de TV aberta, as retransmissoras de TV de fronteira e da Amazônia Legal, nas suas localidades de abrangência. Portanto a alteração da Lei apenas estendeu a obrigatoriedade de transportar os canais das redes nacionais para TODAS as operadoras do SeAC. Tal providência oferece ao consumidor brasileiro de TV fechada (TV paga) o acesso gratuito, em todo o território nacional, do sinal das 16 emissoras que compõem o conjunto das redes nacional", afirma a CNT no seu pedido de amicus.

Na avaliação do grupo de comunicação, o consumidor poderá, a partir da nova regra, sem a necessidade de alterar a tecnologia no seu aparelho receptor ou trocar de aparelho receptor (televisor, aparelho móvel ou computador), ter acesso as redes nacionais nas chamadas TVs pagas, em todas as tecnologias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!