A Vivo registrou no segundo trimestre do ano ganho de market share pelo quarto trimestre consecutivo. No período foram adicionados 2,0 milhões de novos clientes, dos quais 41,3% são do segmento pós-pago. O operadora teve, aliás, um desempenho expressivo nas adições líquidas do segmento pós-pago, com participação de 61,6%. A Vivo terminou o trimestre com uma base de 55,9 milhões de clientes.
Na teleconferência de divulgação dos resultados da Vivo do segundo trimestre do ano, o presidente da operadora, Roberto Lima, foi cauteloso ao comentar a compra da Vivo pela Telefónica. Lima disse que sua manutenção no cargo depende de decisão do conselho de administração da operadora.
O fato é que a Telefónica assume a totalidade da Vivo em um momento positivo. No segundo trimestre do ano, a operadora registrou um lucro de R$ 236 milhões, o que é 29,9% maior que o do mesmo período do ano passado. O Ebtida atingiu R$ 1,32 bilhão no trimestre e foi 10,6% maior que no mesmo período do ano passado. A margem Ebtida foi de 30,5% – praticamente estável em relação ao segundo trimestre do ano passado.
A operadora reservou para a segunda metade do ano a maior parte do investimento de R$ 2,49 bilhões previstos para 2010. Segundo Lima, dois terços deste montante serão investidos no segundo semestre. Cristiane Sales, diretora de relação com investidores da Vivo, informou que a operadora tem em caixa e aplicações financeiras de curtíssimo prazo R$ 1,156 bilhão.