[Publicado em Mobile Time] A Telefónica Tech, holding de negócios digitais da Telefónica, e a IBM anunciaram o lançamento de duas soluções para empresas: um assistente virtual (com inteligência artificial) e uma plataforma blockchain para o gerenciamento de ativos empresariais.
A ideia é acelerar os serviços de atendimento ao cliente das companhias e entidades públicas e inseri-los na transformação digital. No assistente virtual, equipe de IBM Global Business Services (GBS) treinou e implementou a solução utilizando o IBM Watson Assistant. As empresas clientes agora podem dispor de um serviço de atendimento ao cliente 24×7, adaptável aos diversos casos de uso e que pode ser integrado com segurança em um ambiente omnicanal.
Ao mesmo tempo, as empresas desenvolveram uma outra solução usando IBM Blockchain Platform, baseada em tecnologias de nuvem híbrida, com o intuito de melhorar o controle de ativos das empresas ao longo da cadeia de suprimentos. A solução adota a visibilidade da cadeia de suprimentos, de uma ponta a outra, e habilita, de forma segura, a rastreabilidade de qualquer tipo de material com um padrão aberto.
A Telefónica Global Technology está utilizando primeiro a solução internamente e começará a implementá-la em seu ecossistema de gerenciamento de ativos e cadeia de suprimentos na Espanha e Alemanha, com o objetivo de estendê-la a outras operadoras do grupo, que controla a Vivo no Brasil.