Lira indica deputados Celso Sabino e Luiz Carlos Motta para relatorias da reforma tributária

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), indicou os deputados Celso Sabino (PSDB-PA) e Luiz Carlos Motta (PL-SP) para as relatorias dos dois projetos da reforma tributária que tramitam na Casa. O tema é de extrema importância para o setor de telecomunicações.

Motta será o relator do projeto de lei que institui a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS) em substituição ao Programa de Integração Social (PIS) e à Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) (PL 3887/20).

Celso Sabino será o relator da reforma do Imposto de Renda para pessoas físicas, para empresas e investimentos, entregue nesta sexta-feira (25) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes (PL 2337/21).

Notícias relacionadas

Mais cedo, Lira afirmou que vai se empenhar para que as reformas sejam aprovadas ainda neste ano na Câmara para ajudar o Brasil a superar a crise econômica e a crise sanitária. Segundo o presidente, a proposta vai garantir simplificação, desburocratização e trazer segurança jurídica para os investimentos no País.

"O otimismo de todos os cenários para o Brasil é impressionante, não podemos, em hipótese alguma, atrapalhar essa rampa de crescimento do PIB, dos empregos, do otimismo, da vontade de vencer para que, rapidamente, com o aumento da vacina, o Brasil possa voltar a conviver junto, e ter justiça tributária, de forma que quem ganha mais, paga mais. Esse é o nosso compromisso", defendeu o presidente.

Tributação em Telecom

A reforma tributária será uma das frentes de batalha na qual o Ministério das Comunicações atuará nos próximos dias. Fabio Faria, chefe da pasta, entende que o assunto é importante para o setor de telecomunicações, e afirmou que trabalhará com o Congresso para tentar uma proposta que realmente garanta um alívio da atual carga para o setor. No entanto, analista apontam que, da forma como o governo está propondo a reforma, existe um risco de que o ônus recaia sobre empresas de serviço. Também a proposta de minireforma para reajuste da tabela do Imposto de Renda pode onerar o setor de telecom por taxar adicionalmente a remuneração de juros sobre capital próprio dos acionistas, algo que tem peso relevante para empresas de telecomunicações.

"O setor de telecom tem hoje uma das maiores cargas tributárias do mundo. E tem pontos da reforma importantes para o setor, como o IVA, a alíquota uniforme. Precisamos trabalhar com o Congresso essas questões", disse Faria. O ministro acredita que o texto final terá saldo positivo, e confia que será aprovado. "O parlamento tem a prática de ouvir os setores."

Relatório publicado pela Anatel mostra que o Brasil figura como um dos países com maior carga tributária nos serviços de telecomunicações do mundo. O documento de fevereiro deste ano, elaborado pela assessoria técnica da agência a partir de dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT), apresenta uma comparação internacional do nível de carga tributária e dos custos das cestas de serviços ofertados pelas operadoras ao mercado brasileiro. Na telefonia móvel, por exemplo, o Brasil é o quarto país com a maior carga tributária do serviço no mundo. (Com informações da Agência Câmara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!