[Publicado no Mobile Time] A Telefónica planeja levar o seu ecossistema de casa digital para clientes de suas operações na Alemanha, Reino Unido e Brasil. Durante apresentação do diretor de casa digital da operadora, Antonio Guzmán Sacristán, no MWC 2021, em Barcelona, nesta segunda-feira, 28, um dos slides que apresentava os dados da operação de home digital na Espanha tinha a seguinte frase: "É um caso de sucesso que pode ser adaptado para Brasil", Alemanha ou Reino Unido".
"Nós desenvolvemos esta estratégia em diversos países, mas a Espanha criou um ecossistema mais poderoso em dispositivos. Com set-top-boxes, IoT devices, routers, services, além de serviços de conexão segura, conteúdo de alta qualidade em TV e interação por voz", afirmou Sacristán.
Atualmente, o ecossistema de TV Digital da Telefónica na Espanha conta com 42 milhões de acessos; 6,5 milhões de acessos de banda larga; 4 milhões de assinantes de pay TV; 3,5 milhões de roteadores de fibra óptica; 1,2 milhão de set-top-boxes 4K e 16 mil dispositivos inteligentes.
Oportunidades
O diretor da operadora disse que um ecossistema desse tamanho dá oportunidade para trabalhar em diversas verticais. Contudo, Sacristán acredita que as taxas de aceitação (2,4% de churn no primeiro trimestre de 2021) e a flexibilidade da plataforma são os pontos que permitem à operadora obter alcance em diversos setores, como gaming, e-learning, redes sociais, e-commerce, TV, música, comunicação, segurança, saúde digital e energia.
Além da entrega de serviços e dispositivos conectados para o consumidor, a estratégia da Telefónica é aberta para a adesão de aplicativos em seu sistema de TV Digital. Batizada de Living Apps, a ação de TV Commerce da companhia permite que qualquer marca coloque seu app de e-commerce dentro do sistema de TV pago da operadora, o Movistar TV+.
Pagamentos são feitos mediante confirmação com senha, na TV, e a intermediação é feita pelo banco local CaixaBank. Atualmente com 1,4 milhão de usuários, o Movistar+ tem entre seus parceiros Atlético de Madrid, Air Europa, Iberia e a varejista El Corte Inglês. Importante dizer que o site do Living Apps tem versões em português, alemão e inglês para atrair comerciantes desses países, além do espanhol.
Aura
Sacristán também abordou a Aura em sua apresentação. A inteligência artificial da Telefónica tem como desafio ganhar escalabilidade entre seus canais de atendimento mais novos. O diretor de casa digital da operadora informou que a companhia mira crescimento no call center e no WhatsApp para clientes de Brasil e Alemanha, e no controle remoto para os usuários de TV digital na Espanha.
No WhatsApp, 91% dos usuários brasileiros dizem que ficaram satisfeitos com a Aura após o atendimento – atualmente o País acumula 300 milhões de interações resolvidas desde o seu lançamento. No call center da operadora Vivo, 90% consideram a interação com a assistente virtual tão boa quanto com atendentes humanos.
De acordo com dados atuais da companhia, 75% dos usuários de TV Digital da Movistar na Espanha com reconhecimento de voz continuarão usando o serviço, sendo que 34% usam diariamente. Na O2, da Alemanha, 50% das resoluções via app de mensageria foram feitas por conteúdo automatizado. Globalmente, a Aura da Telefónica tem 5,1 milhões de usuários ativos mensais (MAUs) e 40 milhões de interações mensais.