AWS vê 'reinvenção' de telecom com adoção de nuvem pública no 5G

(c) 2019 Tony Webster.

Participando do primeiro dia do MWC 2021 nesta segunda-feira, 28, o futuro CEO da Amazon Web Services (AWS), Adam Selipsky, apontou uma "reinvenção" do setor de telecom na medida que mais operadoras passam a contar com plataformas de nuvem pública para habilitar serviços 5G.

"Este é um momento excitante para a indústria. As telecomunicações estão sendo reinventadas diante de nós", afirmou o executivo, em participação remota no evento sediado em Barcelona (Espanha). Selipsky assumirá a AWS no lugar do atual CEO, Andy Jassy – que passará ao comando da matriz Amazon no terceiro trimestre, substituindo Jeff Bezos.

Segundo o novo CEO da divisão de nuvem, o "exercício de capital intensivo e tecnicamente complexo" do 5G ampliou a relevância das provedoras que atuam no segmento, uma vez que a capacidade computacional de data centers será essencial na arquitetura de quinta geração. 

Notícias relacionadas

Neste sentido, a infraestrutura da AWS poderia habilitar implementações elásticas, em curto prazo e com menor exigência de capex, afirma o executivo. "Estamos muito animados em trazer o modelo de cloud para as operadoras de telecom", resumiu Selipsky, durante o MWC. 

Na ocasião, a AWS revelou uma nova parceria com a suíça Swisscom para migração da operadora ao ambiente de nuvem e habilitação de novos serviços 5G. Contratos já em curso também foram destacados, inclusive com a Telefónica e com a norte-americana T-Mobile.

Segundo Selipsky, conversas com praticamente todos os grupos globais de telecom têm sido realizadas pela provedora de cloud, com novos acordos no horizonte. Parcerias com fornecedores como Nokia, Ericsson, Samsung e Amdocs foram outro ponto citado como prova de inserção da companhia na cadeia de telecom.

MEC

Também em participação remota no mesmo painel, o CEO da norte-americana Verizon, Hans Vestberg, destacou que a empresa foi a primeira a rodar mobile edge computing (MEC) na plataforma da AWS. 

A operadora mencionou expectativa do segmento movimentar US$ 30 bilhões em 2025 e colocou o MEC como um dos três grandes mercados do 5G, ao lado do serviços móvel aprimorado e da banda larga fixa sem fio (FWA) de quinta geração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!