3,3 bilhões de pessoas vivem em áreas com cobertura móvel mas estão desconectadas

[Publicado no Mobile Time] Metade da população mundial, cerca de 3,8 bilhões de pessoas, não têm acesso a banda larga móvel. Desse grupo, apenas 500 milhões vivem em áreas sem sinal de 3G ou 4G. A cobertura deixou de ser o principal motivo para a falta de acesso: hoje as redes de banda larga móvel alcançam 94% da população mundial.

Nos últimos cinco anos, cerca de 1 bilhão de pessoas ganharam cobertura dessa tecnologia. Enquanto isso, existem hoje 3,3 bilhões de pessoas que vivem em áreas com sinal de 3G ou 4G mas que não têm acesso a essas redes, representando 87% dos desconectados do planeta.

"A população desconectada pode ser dividida em dois grupos: aqueles que moram em locais sem cobertura, o que chamamos de 'coverage gap', e os que moram em áreas cobertas mas não usam, que chamamos de 'usage gap'", descreveu a head de Mulheres Conectadas, Sociedade Conectada e Tecnologia Assistiva da GSMA, Claire Sibthorpe, durante painel do Mobile World Congress (MWC 2021), realizado em formato híbrido (presencial e online) nesta segunda-feira, 28.

Notícias relacionadas

"Atualmente, o 'usage gap' é sete vezes maior que o 'coverage gap'. Portanto, nossa prioridade precisa mudar. Não basta levarmos cobertura, mas estimular o uso", resumiu Sibthorpe.

"Achávamos que se criássemos as redes as pessoas viriam. Agora temos a cobertura, mas as pessoas não se conectam", concordou Doreen Bogdan-Martin, diretora do escritório de desenvolvimento de telecomunicações da UIT, que participou do mesmo painel.

Motivos

Há vários motivos para explicar porque as pessoas não acessam. Um dos principais é o custo, tanto do aparelho quanto do serviço. A UIT recomenda que o custo de telefonia móvel deveria representar 2% do orçamento mensal de uma pessoa, mas em alguns países chega a 40%, apontou Bogdan-Martin.

Outra razão é a falta de letramento digital. Por não saberem usar ferramentas digitais, muitas pessoas pobres têm medo de experimentá-las. Este motivo estaria presente em 65% dos desconectados que vivem em áreas com cobertura, disse a executiva da UIT.

Por fim, existe o problema da falta de conteúdo e/ou serviços locais que interessem a essas pessoas. Sobre esse ponto, o diretor de negócios da Parallel Wireless para Europa e Oriente Médio, Amrit Heer, entende que as operadoras móveis poderiam exercer um papel importante, fomentando a oferta de conteúdos e serviços locais, para atrair esses novos assinantes e gerar mais tráfego de dados em suas redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!