Justiça suspende tributos sobre valores pagos pela Claro a empresas no exterior

A Claro obteve liminar da Justiça Federal de São Paulo que determinou à União a suspensão da exigibilidade dos créditos tributários da empresa, relativos ao não recolhimento de IRFonte e da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre valores pagos às empresas de telefonia estrangeiras em operações de tráfego sainte (ligações internacionais originadas do Brasil e finalizadas em outros países). A decisão foi proferida pela juíza federal Cristiane Farias Rodrigues dos Santos, da 9ª Vara Federal Cível em São Paulo.

A Claro afirma na ação que celebra contratos com empresas de telecomunicação no exterior para executar os serviços de telefonia internacional e, como forma de pagamento, realiza a remessa dos valores. Esclarece que o Brasil é signatário do Regulamento das Telecomunicações Internacionais (Regulamento de Melbourne), tratado que prevê a não incidência de qualquer tributo no país de origem sobre os valores remetidos ao exterior para pagamento de operações de tráfego sainte. Assim, busca o direito de não ter de recolher os referidos tributos.

Em suas manifestações, tanto a Secretaria da Receita Federal, quanto a Fazenda Nacional alegam que o Regulamento de Melbourne, parte integrante da Convenção da União Internacional de Telecomunicações (UIT), não teria força de lei. No entanto, tal argumento foi rejeitado pela juíza, já que o tratado teria obedecido ao procedimento constitucional previsto para sua incorporação no direito brasileiro.

Notícias relacionadas

A decisão destaca ainda que o artigo 98 do Código Tributário Nacional dispõe que os tratados e convenções internacionais poderão revogar ou modificar a legislação tributária interna e terão primazia sobre ela. Sobre esse assunto, a juíza cita pareceres das delegacias de julgamento da Receita Federal que entendem que não há retenção de IRRF nas remessas a outros prestadores de serviços de telecomunicações situados no exterior, domiciliados em país membro da UIT.

Ao deferir a tutela de urgência, ficou estabelecido que a suspensão da cobrança dos créditos tributários irá ocorrer "desde que as remessas sejam feitas a empresas radicadas nos países que integrem efetivamente a União Internacional de Telecomunicações, em obediência ao princípio da reciprocidade".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!