Publicidade
Início Teletime Qualcomm aposta em compartilhamento por proximidade via Wi-Fi

Qualcomm aposta em compartilhamento por proximidade via Wi-Fi

Nem Bluetooth, nem Near Field Communications (NFC), a aposta da Qualcomm para compartilhamento de conteúdo entre dispositivos móveis próximos uns dos outros é o WiFi. Mas tampouco se trata de WiFi Direct, mas de uma plataforma desenvolvida pela própria Qualcomm chamada "AllJoyn". Seu diferencial é que o emparelhamento é feito por dentro dos aplicativos criados com essa plataforma, o que simplifica a utilização. "A AllJoyn permite uma interação peer-to-peer em tempo real e por proximidade. Isso torna possível a criação de jogos multiplayer que não sejam conduzidos meramente turno por turno", explica Brian Spencer, engenheiro sênior do Qualcomm Innovation Center.

Notícias relacionadas
Um software development kit (SDK) da AllJoyn está disponível de graça para desenvolvedores. Por enquanto ele funciona para Android, Windows e Linux, e no segundo semestre será lançada uma versão compatível também com iOS. Até o momento, sete aplicativos criados com AllJoyn foram lançados comercialmente: três jogos da Digital Chocolate, três jogos da Signature Creative e um aplicativo da Bizzabo.

Um bom exemplo das possibilidades geradas por essa tecnologia é um app educacional chamado "Chalkboard", da Signature Creative. Um professor e estudantes em uma sala de aula podem se comunicar através desse aplicativo nas telas de seus tablets, substituindo o quadro negro. Tudo o que o professor desenha no seu aparelho através do app é visualizado pelos alunos nas telas de seus respectivos tablets, em tempo real. Ao comando do professor, cada aluno pode ser autorizado a desenhar por cima da imagem que é compartilhada por toda a classe. Há inclusive um botão de "levantar a mão", para que um aluno peça a palavra, através do aplicativo. O "Chalkboard" ainda está em fase de testes e deve ser lançado comercialmente em agosto.

Outro exemplo interessante foi o app oficial do Uplinq, conferência da Qualcomm para desenvolvedores realizada esta semana em San Diego. Desenvolvido pela Bizzabo, o app permite que um participante do evento marque aqueles com os quais gostaria de conversar e seja alertado quando estiverem próximos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile