A Nokia anunciou nesta quarta-feira, 28, o lançamento de uma solução para a coexistência das tecnologias de fibra óptica 10G, 25G e 50G PON (Passive Optical Network, ou rede óptica passiva em português) em uma mesma rede de banda larga.
O novo elemento de rede permite que as operadoras adicionem diferentes tecnologias PON operando em diferentes comprimentos de onda em uma única fibra, sem interromper serviços existentes, promete a empresa.
Segundo a fornecedora, a solução deve "proteger investimentos já feitos em infraestrutura", oferecendo para operadoras flexibilidade no uso das diferentes versões da tecnologia PON e permitindo velocidades multi-gigabit no atendimento de clientes residenciais e empresariais.
"[A nova solução] pode ajudar as operadoras a maximizarem o uso da infraestrutura de fibra existente e atender a uma variedade de necessidades dos clientes, sem precisar substituir a infraestrutura", afirmou a Nokia.
Segundo o gerente geral de redes de banda larga na Nokia, Geert Heyninck, a migração para as redes PON de próxima geração será uma vantagem competitiva para as operadoras, mas com trajetória de adoção que deve variar bastante a depender de necessidades específicas.
"Nossa solução de coexistência permite que as operadoras suportem todas as versões de PON em uma única fibra, oferecendo a flexibilidade de escolher a tecnologia mais adequada para atender às demandas específicas de seus clientes residenciais e empresariais, tanto agora quanto no futuro", reiterou o executivo.