A provedora de infraestrutura Cirion Technologies anunciou nesta quarta-feira, 28, a conclusão de um projeto de expansão de rede para ampliação da malha de fibra óptica e reforço de pontos de acesso (PoP) em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil.
Na prática, a empresa expandiu a rede de fibra óptica pelo território latino-americano com a adição de mais de 1,58 mil km de rotas de longa distância e 447 km de fibra metropolitana.
Segundo a Cirion, a ampliação robusteceu a sua capacidade de rede óptica terrestre, que agora é capaz de atingir 68 Tb/s. Já o peering, técnica de interconexão entre redes distintas, chegou a 34 Tb/s com outros provedores.
No que diz respeito à rede de cabos submarinos, a capacidade também foi reforçada, atingindo aproximadamente 199,4 Tb/s.
Em comunicado, a Cirion informou que estabeleceu sete novas zonas de acesso metro em países como México (Saltillo, Aguascalientes e León), Peru (Cajamarca) e Colômbia (Bogotá, Funza e Cúcuta). As novas infraestruturas se somam às mais de 110 zonas de acesso metro já existentes na região.
Novos PoPs
Como parte do projeto de infraestrutura na América Latina, a Cirion concluiu a instalação de 12 novos PoPs e a expansão de três em operação.
O Brasil foi o principal alvo da iniciativa, com o estabelecimento de quatro novos PoPs (Aracaju, Curitiba, Santa Clara e Recife) e ampliação da estrutura localizada em Governador Valadares (MG).
A empresa também implantou PoPs no México (Monterrey e Durango), no Chile (Av Los Ventos-ST1, Amunategui-ST3 e Valparaíso), na Colômbia (Zona Franca de Bogotá, Cali, Tocancipá), no Peru (Arequipa) e na Costa Rica (San José). Também foram expandidas as estruturas de Almafuerte, na Argentina, e Trujillo, no Peru.
Vale lembrar que a Cirion já contava com 840 PoPs de backbone na América Latina. A empresa espera que a infraestrutura reforçada dê suporte a aplicações críticas, data centers e serviços em nuvem, incluindo benefícios como menor latência e maior largura de banda.
"Isso [a expansão da rede] permitirá que as empresas prosperem na era digital, garantindo comunicação contínua, maior eficiência operacional e crescimento sustentável", disse Santiago Londoño, presidente da unidade de negócios de Conectividade da Cirion Technologies, em nota.