Cirion expande infraestrutura de rede e amplia PoPs no Brasil

Cirion. Foto: Divulgação

A provedora de infraestrutura Cirion Technologies anunciou nesta quarta-feira, 28, a conclusão de um projeto de expansão de rede para ampliação da malha de fibra óptica e reforço de pontos de acesso (PoP) em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil.

Na prática, a empresa expandiu a rede de fibra óptica pelo território latino-americano com a adição de mais de 1,58 mil km de rotas de longa distância e 447 km de fibra metropolitana.

Segundo a Cirion, a ampliação robusteceu a sua capacidade de rede óptica terrestre, que agora é capaz de atingir 68 Tb/s. Já o peering, técnica de interconexão entre redes distintas, chegou a 34 Tb/s com outros provedores.

Notícias relacionadas

No que diz respeito à rede de cabos submarinos, a capacidade também foi reforçada, atingindo aproximadamente 199,4 Tb/s.

Em comunicado, a Cirion informou que estabeleceu sete novas zonas de acesso metro em países como México (Saltillo, Aguascalientes e León), Peru (Cajamarca) e Colômbia (Bogotá, Funza e Cúcuta). As novas infraestruturas se somam às mais de 110 zonas de acesso metro já existentes na região.

Novos PoPs

Como parte do projeto de infraestrutura na América Latina, a Cirion concluiu a instalação de 12 novos PoPs e a expansão de três em operação.

O Brasil foi o principal alvo da iniciativa, com o estabelecimento de quatro novos PoPs (Aracaju, Curitiba, Santa Clara e Recife) e ampliação da estrutura localizada em Governador Valadares (MG).

A empresa também implantou PoPs no México (Monterrey e Durango), no Chile (Av Los Ventos-ST1, Amunategui-ST3 e Valparaíso), na Colômbia (Zona Franca de Bogotá, Cali, Tocancipá), no Peru (Arequipa) e na Costa Rica (San José). Também foram expandidas as estruturas de Almafuerte, na Argentina, e Trujillo, no Peru.

Vale lembrar que a Cirion já contava com 840 PoPs de backbone na América Latina. A empresa espera que a infraestrutura reforçada dê suporte a aplicações críticas, data centers e serviços em nuvem, incluindo benefícios como menor latência e maior largura de banda.

"Isso [a expansão da rede] permitirá que as empresas prosperem na era digital, garantindo comunicação contínua, maior eficiência operacional e crescimento sustentável", disse Santiago Londoño, presidente da unidade de negócios de Conectividade da Cirion Technologies, em nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!