Google, Cisco, Samsung e AT&T apoiam iniciativa de roaming em Wi-Fi

Iniciativa da Wireless Broadband Alliance (WBA) para uma abordagem global unificada em redes de Wi-Fi públicas, a federação OpenRoaming anunciou o apoio de uma série de grandes companhias da cadeia de telecom, incluindo American Tower, AT&T, Cisco, Deutsche Telekom, Google, Intel e Samsung.

O objetivo do grupo é simplificar o acesso ao Wi-Fi públicas, "assim como a experiência de roaming celular". Neste sentido, as apoiadoras do OpenRoaming permitirão que usuários finais se conectem automaticamente a qualquer rede do gênero gerenciada por um membro da federação, sem necessidade de barreiras como logins e outras credenciais.

A ideia é que dispositivos móveis, assim como tablets e laptops, possam ser configurados por fabricantes e operadoras móveis para visitarem qualquer hotspot que suporte o OpenRoaming, seja em solo, em aviões ou no ambiente marítimo. O ecossistema 5G e de carros conectados também podem ser beneficiados pela iniciativa.

Notícias relacionadas

"O Wi-Fi é sem dúvida a tecnologia sem fio mais bem-sucedida de nosso tempo, mas com padrões e políticas acordados globalmente, podemos levar o Wi-Fi de convidado público a outro nível em termos de facilidade de uso e disponibilidade global", afirmou o CEO da WBA, Tiago Rodrigues.

O dirigente também destacou que destacou que a federação está aberta para novos membros. "Convidamos fornecedores, operadoras e provedores de identidade para ingressar no OpenRoaming e revolucionar o uso de Wi-Fi em todo o mundo", afirmou. Entre os passos que devem ser dados pelo consórcio está a criação de um banco de dados global e baseado em nuvem para redes e identidades.

Membros

Veja a lista completa de membros da WBA que já aderiram à iniciativa OpenRoaming: Airmesh, Airties, Aprecomm, American Tower, Aptilo, AT&T, Boingo Wireless, Broadcom Inc, Cisco, Cityroam, Comcast, Commscope, Deutsche Telekom, Eduroam, Eleven Software, GlobalReachTechnology, Google, Hub One, Hughes Systique Corp, Intel Corporation, IT&E, m3connect, Nomosphere, Orange, Purple Wi-Fi, Samsung, Single Digits, Sun Global, Veniam, WifiCoin e Zephyrtel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!