Comunicado de acionista da PT sugere acordo com Telefónica

O Brandes Investment, fundo que detém a terceira maior participação na Portugal Telecom (7,89%), divulgou comunicado nesta sexta-feira, 28, em que sugere que os sócios devam discutir mais profundamente a oferta dos espanhóis pela Vivo. "Embora a oferta atual represente um prêmio significativo sobre o preço de mercado, ela não reflete a estratégia de longo prazo e o valor operacional da Vivo para a Telefónica", diz o comunicado assinado por Amelia Morris, diretora para investimentos do Brandes.
Apesar das ressalvas em relação à proposta da Telefónica, a diretora do Brandes acredita que a oferta poderá "pavimentar o caminho para uma resolução que será benéfica para as empresas", diz no comunicado.
Análise

Notícias relacionadas
A todo momento surgem novas hipóteses para a solução do conturbado casamento entre Telefónica e Portugal Telecom no Brasil. A última delas seria a venda da Vivo e, em um movimento coordenado entre os governos português e brasileiro, a entrada da PT no capital da Oi. Essa hipótese tem chances de estar sendo realmente costurada, já que o primeiro-ministro português, José Sócrates, está em visita oficial ao Brasil. Além do que, a PT na Oi seria um impulso para que a tele brasileira conquiste espaço em países lusófonos na África, movimento que, aliás, estava previsto desde a aquisição da BrT mas até hoje não foi concretizado.
As declarações do fundo Brandes, entretanto, mostram que o segundo e o terceiro maior acionistas da PT (o primeiro é a Telefónica) não concordam com a venda da Vivo.
O presidente do Banco do Espírito Santo Investiment (segundo maior acionista da PT), Santiago Fernandez Valbuena, classificou a ameaça dos espanhóis em lançar uma oferta hostil de "atitude desesperada". O próprio governo português também já declarou que se for preciso a golden share será usada.
As declarações da diretora do Brandes acenam para um acordo que possa acomodar os interesses de portugueses e espanhóis no Brasil. Uma hipótese com chances de atender a esta condição seria a junção de Telesp com Vivo e a manutenção da PT na sociedade. A participação dos portugueses na fusão das duas empresas seria calculada pelo preço que a Telefónica está disposta a pagar, R$ 5,7 bilhões. O acordo é possível, mas é difícl acreditar que, diante das últimas declarações, haja clima para que portugueses e espanhóis possam ser felizes juntos no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!