4G avança na Ásia, mas de maneira fragmentada

Enquanto a GSM Association se esforça para convencer a Anatel a seguir a padronização recomendada pela UIT na faixa de 2,5 GHz, do outro lado do mundo o cenário está bastante fragmentado. Segundo artigo publicado pelo site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), a Ásia está avançando rapidamente em direção à quarta geração de redes móveis (4G), mas de forma não padronizada.
Na Tailândia, por exemplo, onde ainda não há 3G, o órgão regulador está disposto a pular essa etapa e ir direto para a 4G. Porém, em vez de usar as faixas de 2,5 GHz e 700 MHz, como vem sendo feito na maior parte do mundo, a Tailândia aproveitará a frequência de 2,1 GHz para 4G, vendendo licenças de 15 MHz. Segundo o órgão regulador tailandês, a faixa poderá ser usada tanto para LTE quanto para WiMAX.
Enquanto isso, na Malásia, a maior operadora WiMAX do país, a P1, anunciou a venda de 25% de seu controle acionário para a sul-coreana SK Telecom, dona de uma rede em padrão próprio de WiMAX conhecido como WiBro.

Notícias relacionadas
Na Indonésia, oito donas de licenças em 2,3 GHz e 3,3 GHz tentam convencer o órgão regulador a deixá-las montar redes WiMAX com mobilidade, no padrão 802.16e. Ao mesmo tempo, há pressão para que a faixa de 2,5 GHz, hoje usada para transmissões satelitais, seja disponibilizada para LTE ou WiMAX.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!