Sardenberg vê SMP contemplado na destinação da faixa de 2,5 GHz

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realizou nesta quinta, 28, seminário destinado a discutir as aplicações para as bandas de 2,5 GHz e 3,5 GHz. O debate serviu para que algumas posições fossem marcadas na disputa por este mercado e também para instruir os parlamentares sobre as possibilidades de uso destas faixas.
A primeira sessão foi destinada às manifestações do presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, e do secretário executivo do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins. Sardenberg preferiu não dar detalhes sobre a destinação das faixas por ser justamente esse o objeto da deliberação do conselho diretor da agência "nos próximos dias ou semanas". Mas detalhou, em conversa com jornalistas, que o debate dentro da agência é saber que serviços utilizarão a faixa de 2,5 GHz e em quais proporções do espectro. Para Sardenberg, ainda que a UIT tenha estabelecido algumas diretrizes para o uso desta faixa, o Brasil poderá fazer ajustes em função da realidade local, dando a entender que a agência não fechará com um modelo previamente formatado de uso do espectro. Ele reconheceu, contudo, que o SMP deverá participar do uso da faixa, e que a decisão da agência será acompanhada de consulta pública.
Impacto e 450 Mhz

Notícias relacionadas
Já Roberto Pinto Martins não emitiu opinião especificamente sobre a ocupação da faixa de 2,5 GHz, mas em conversa com este noticiário disse que o Ministério das Comunicações está acompanhando as análises da Anatel e que a única posição passada para a agência é que a solução deverá privilegiar modelos que atendam a um grande número de pessoas. Martins dá a entender que ao ministério não agrada a idéia de que o MMDS continue sendo o serviço prioritário para a faixa de 2,5 GHz.
O ministério, por outro lado, está trabalhando em uma política de banda larga para áreas rurais utilizando a faixa de 450 MHz. Segundo o secretário, a orientação para a Anatel será no sentido de que regule o uso da faixa de 450 MHz tendo em mente outros parâmetros, como o acesso a áreas rurais. Martins explica que a política que está sendo estabelecida contempla também os serviços de telefonia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!