Deputados tentam excluir internet do PL 29

Como já era de se esperar, a inclusão de um texto mais flexível no PL 29/2007 quanto à possibilidade de regulação dos conteúdos audiovisuais transmitidos pela Internet não passou ilesa à críticas dos deputados federais. Terminou nesta quarta-feira, 27, o período de emendas ao substitutivo do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB) ao PL 29 na Comissão de Defesa do Consumidor. E entre as 108 contribuições apresentadas, encontram-se emendas sugerindo a retirada plena das referências à Internet no projeto.
A segunda emenda protocolada na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), pelo deputado Júlio Delgado (PSB/MG) vai direto ao ponto da polêmica, pedindo que a oferta de conteúdos via Internet seja ressalvada do cumprimento das exigências feitas à TV paga no projeto. "Não existe precedente, em países democráticos, de regulação da produção de conteúdo para a internet", alega o parlamentar. "Em ambientes democráticos, busca-se preservar o conteúdo da rede mundial de computadores de regulações indevidas, a bem da democratização das comunicações e do direito à informação plural e diversificada".
Outros deputados, como José Carlos Araújo (PR/BA), solicitaram inclusive que a ressalva à Internet esteja logo no início do projeto, na definição do novo Serviço de Comunicação Audiovisual Eletrônica, que concentrará as diversas modalidades de TV paga. "A Internet caracteriza-se hoje como ambiente livre, cujos conteúdos não estão sujeitos à regulamentação, e assim deve permanecer, tendo em vista a democratização das comunicações brasileiras", argumenta Araújo.

Notícias relacionadas
Cabe lembrar que, mesmo nas minutas de substitutivo apresentadas por Jorge Bittar (PT/RJ) quando relatava o PL 29 na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), a Internet estava ressalvada das regras, a não ser em caso de ambientes restritos, como operações de IPTV.
Desde a apresentação do substitutivo do atual relator, deputado Vital do Rêgo, a ampliação do tratamento da Internet no projeto tornou-se o novo item de polêmica no PL 29. A iniciativa, no entanto, já ganhou adeptos. É o caso da Abert, que elogiou a intenção de regular a veiculação de conteúdos pagos na web durante seu congresso anual, realizado na semana passada.
Outras novidades
Mais duas inovações feitas por Rêgo Filho mereceram atenção nas emendas apresentadas. Uma delas é a inclusão das regras de gratuidade na oferta para ponto extra e ponto adicional pelas empresas de TV por assinatura estipuladas pela Anatel em regulamento. O deputado Wladimir Costa (PMDB/PA) aproveitou a inserção para sugerir um maior detalhamento do quê as operadoras podem cobrar do cliente na oferta dessas facilidades. Em uma de suas emendas, o parlamentar sugere que fique explícita a possibilidade de cobrança pela "venda ou locação de aparelhos conversores/decodificadores necessários a recepção da programação" e de "novas funcionalidades que porventura venham a ser desenvolvidas".
Costa sugere ainda que as empresas tenham o direito de oferecer "planos de reparo, assistência técnica e outros com modelo de cobrança mensal". A proposta vai de encontro com o regulamento editado pela Anatel, que permite apenas a cobrança "por evento" de custos associados ao ponto extra. Caso a emenda de Costa seja aceita e o PL 29 vire lei com essas alterações, essas regras irão se sobrepor ao regulamento editado pela agência.
A possibilidade de compra "a la carte" de canais pelos consumidores também foi objeto de questionamentos por Costa. O parlamentar quer que o artigo que trata desse tema seja excluído do projeto em prol da sustentabilidade do modelo de negócios utilizado no mercado de TV paga. Segundo o deputado, caso esse item seja mantido, o resultado seria que os canais vendidos separadamente teriam preço proibitivo para os consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!