Decisão sobre terceirização nas elétricas é comemorada por sindicato de telecomunicações

A Fittel (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações) está comemorando, e muito, a decisão do Tribunal Superior do Trabalho desta quinta, sobre a terceirização de algumas atividades das concessionárias de serviço público. É verdade que, no caso específico do setor de telecom, a decisão do TST foi ruim para os trabalhadores, pois o tribunal não conheceu os recursos do Ministério Público do Trabalho contra decisão que reconheceu a regularidade da Oi no Rio Grande do Norte. Foi uma decisão técnica, e a rigor o tribunal não se manifestou sobre o mérito da questão.
O motivo da comemoração é o julgamento, este sim no mérito, de outra ação referente a terceirizações realizada também nesta quinta. Trata-se da posição do TST sobre a terceirização no setor elétrico. Nesse caso, o tribunal máximo para causas trabalhistas julgou irregular terceirização nas Centrais Elétricas de Goiás. "Esta decisão foi muito importante para nós porque é um serviço público e essencial como telecomunicações, uma concessão pública como telecomunicações e, por isso, vamos pedir agora ao Tribunal Superior do Trabalho uma interpretação isonômica para as empresas de telecomunicações", disse a este noticiário João de Moura Neto, presidente da Fittel.
LGT foi base da decisão

Notícias relacionadas
Outro fato comemorado pelos sindicalistas de telecomunicações é que a decisão sobre o setor elétrico perpassou, em vários momentos, pela análise da legislação de telecomunicações.
A decisão do TST sobre o setor elétrico proibiu a terceirização de serviços de construção de rede, manutenção de emergência, manutenção continuada e operação. São justamente os pontos que os sindicalistas de telecomunicações mais se queixam em relação às terceirizações das teles.
Segundo Moura Neto, a Fittel vai buscar imediatamente a Justiça do Trabalho para conseguir uma interpretação sobre as terceirizações nas concessionárias de telecomunicações isonômica à que foi dada no setor de energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!