Planalto chamará teles locais para discutir decreto

O decreto com a nova política de telecomunicações não deve sair antes do dia 3 de junho, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta da reunião do G8, da qual participa como convidado. A razão: haverá uma rodada de negociação política entre o Executivo (possivelmente com o próprio presidente) e as concessionárias fixas locais antes que se publique a versão definitiva do documento. Na manhã desta quarta, 28, o ministro Miro Teixeira esteve reunido com a alta cúpula do governo, incluindo o presidente Lula e os ministros Antônio Palocci, José Dirceu e Luiz Gushiken. Na pauta, a política de telecomunicações e a crise criada com as operadoras locais. Lula considerou que houve pouca negociação política do decreto e por isso Miro voltou ao seu gabinete sem vê-lo assinado pelo presidente.
A expectativa gerada depois da reunião é de que a política de telecomunicações será discutida mais profundamente, dentro da boa cartilha política de Lula, mas não sofrerá alterações em sua essência. Isso porque o governo precisa de qualquer maneira segurar o aumento de tarifas de julho e acabar com a indexação futura, além de precisar garantir mecanismos de estímulo à competição.
Outras fontes bem informadas sobre a reunião garantem que houve uma discussão profunda sobre o setor de telecomunicações, com a participação dos deputados petistas Jorge Bittar e Walter Pinheiro, e a conclusão é de que talvez tenha se dado um peso excessivo à posição da Embratel quando a política foi elaborada.

Notícias relacionadas

Inflação

O que o fato mostra é que o governo tem dois problemas: precisa resolver questões imediatas, como reajuste de tarifas, falta de transparência nas empresas, indexação e estímulo à competição e, ao mesmo tempo, abrir o debate para evitar conflitos com as empresas, como os desta semana. Aparentemente, o Minicom foi cobrado na reunião sobre uma atuação mais intensa no campo político.
Por outro lado, fica claro o recado às concessionárias: Antônio Palocci e seu ministério da Fazenda estão acompanhando de perto as discussões e atentos aos índices de inflação e aos impactos econômicos do setor de telecomunicações, o que reforça a necessidade de revisão das regras atuais.
Vale ressaltar ainda o esforço do Minicom e da Controladoria Geral da União (CGU) no levantamento de informações sobre o período de privatização da Telebrás e possíveis irregularidades existentes, até para evitar que eventuais crimes prescrevam depois do dia 28 de julho, quando serão completados os cinco anos da privatização e as regras de controle aplicáveis às empresas privatizadas serão flexibilizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!