Justiça manda Oi reativar telefones emergenciais em Dourados

Guarda Municipal de Dourados (MS). Imagem: Prefeitura de Dourados

A Justiça do Mato Grosso do Sul determinou que a Oi reative os telefones de emergência da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Dourados (MS). A decisão liminar foi assinada pelo juiz Emerson Ricardo Fernandes após pedido da Procuradoria-Geral do Município. Caso a decisão não seja cumprida, a empresa será multada em R$ 10 mil por dia de descumprimento.

Ao TELETIME, a cidade informou ter contratado recentemente uma empresa para implantar um sistema de telefonia digital, substituindo a estrutura anterior. A Oi, que perdeu a licitação, deveria então ter aguardado o prazo de portabilidade das linhas para a nova prestadora vencedora da licitação, algo que já teria sido requerido pelo município.

O cancelamento afetou serviços da administração da cidade sul-mato-grossense, que tem 250 mil moradores. A Guarda Municipal, que atende pelo 153, e a Defesa Civil, pelo 199, ficaram momentaneamente sem serviço.

Notícias relacionadas

Segundo a administração de Dourados, o prejuízo não foi maior porque, no período, não houve temporais ou emergências que exigissem grande mobilização da Defesa Civil. Por utilizar outra linha, o serviço do Samu não foi suspenso. Em relação à Guarda Municipal, a prefeitura disse ter conseguido mitigar o impacto "em poucas horas" – com apoio de redes sociais, emissoras de rádio, TV e portais de notícias que divulgaram um número temporário para emergências. 

Notificação

Na decisão, o magistrado considerou que a interrupção dos serviços violou dispositivos legais e ressaltou que a medida liminar se justifica para evitar risco à população. Segundo a decisão, a Oi deve manter os serviços ativos até que a migração completa para a nova empresa esteja finalizada.

Os serviços de telefonia permaneceram desativados até a manhã desta segunda, 28, de acordo com o município.

Ao TELETIME, a operadora confirmou na tarde desta segunda, 28, que foi procurada pela prefeitura da cidade no último sábado. De acordo com a Oi, o problema foi causado por uma instabilidade na rede e os serviços já foram restabelecidos.

Obrigações

Segundo apurou este noticiário junto à Anatel, a agência tem acompanhado o cumprimento da prestação de serviços pela empresa nas localidades que foram objeto do acordo de autocomposição com o Tribunal de Contas da União. Segundo fontes da agência, há alguns atestos de cumprimento das obrigações negados, ou seja, existe divergência entre a informação da Oi e a informação coletada pela Anatel, mas ainda são casos em fase de recurso, por isso ainda não haveria inadimplência em relação às obrigações.

Caso seja constatada a irregularidade, o assunto se resolve no âmbito do Processo Administrativo, com a execução das garantias que foram depositadas para o cumprimento de obrigações.

Mas estes problemas não incluem o acompanhamento dos serviços de uso público, para os quais a situação varia a depender da existência ou não de contratos e da obrigação da operadora em manter os serviços em determinadas localidades. A agência, quando acionada pelas autoridades, segundo apurou TELETIME, tem conversado caso a caso com a Oi e a solução também tem sido dada de acordo com cada situação. (Colaborou Samuel Possebon)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!