Vivo ainda não estima impacto de receita com chegada da base da Oi Móvel

A Vivo ainda não consegue estimar uma previsão de receita adicional com a chegada da base da Oi Móvel. O CEO da operadora, Christian Gebara, contou em teleconferência nesta quinta-feira, 28, que ainda está "entendendo os clientes que estamos pegando". Assim como no caso da estratégia com a infraestrutura das antenas, a tele precisará de tempo para avaliar o cenário

Serão 12,5 milhões de acessos herdados da Oi Móvel, dos quais 37% serão pós-pagos e a maioria, 63%, pré-pago. Gebara diz que a maior parte da base pós é constituída por planos híbridos, isto é, do tipo controle. Já nos pré-pagos há uma fatia considerável de "low ends", com baixo consumo de recarga e serviços de valor adicionados (SVAs) e, por isso, menor média de receita por usuário (ARPU). 

"Claro que o ARPU é menor que o nosso, temos um mix totalmente diferente. Eles têm mais pré-pago low end e híbrido. Somos muito mais misturados em pós-pagos 'puros' e alto valor de híbridos", coloca o executivo. A abordagem da Vivo será a de tentar aumentar as ofertas de SVAs e, com a disponibilização de maior capacidade e qualidade da infraestrutura de rede, conseguir mais aumentar o consumo de dados por usuário. 

Notícias relacionadas

Isso porque a Vivo diz que as obrigações relacionadas a leilões de espectro anteriores levaram a empresa a implantar infraestrutura de rede inclusive nas regiões onde atualmente conta com menor market share, justamente onde é a operadora selecionada para receber a base da Oi Móvel. Por isso, contará com capacidade já instalada, incluindo no 4G com a faixa de 700 MHz. "Vamos servir ao consumidor com capacidade já disponível, inclusive em atendimento. Temos call center já preparado, além de capacidades de billing. E com o 4,5G no Nordeste, vai ser mais do que suficiente para atender os usuários", diz, citando um custo marginal baixo.

Há ainda o upsell dos serviços fixos de fibra, o que vai acabar sendo um elemento de concorrência justamente com a Nova Oi, que agora se reposiciona no mercado justamente como um provedor de Internet de banda larga fixa, conforme analisado no TELETIME Live nesta semana. "Estamos otimistas de ter o consumidor na Vivo, permitindo ter mais serviços ofertados", disse Christian Gebara. 

A preocupação com o churn, no entanto, não é exatamente ligada à saída de um player do mercado móvel. Para o presidente da Vivo, a questão sempre foi mais ligada à fuga de usuários para os concorrentes Claro e TIM, e não para a Oi. "Não vejo muita mudança nisso", disse Gebara. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!