Publicidade
Início Newsletter Acordo com a Oi marca nova estratégia da Sky

Acordo com a Oi marca nova estratégia da Sky

Foto: Pexels

O acordo para a transferência da base de clientes da Oi TV para a Sky marca uma mudança muito significativa na estratégia da Sky, e pode ser a semente de uma parceria maior entre as duas empresas. O detalhe que chama a atenção da operação é que a Sky está levando, no pacote, cerca de 80 mil clientes de IPTV da Oi. É preciso cuidado com a nomenclatura das coisas para não se entender errado o que está acontecendo. O IPTV é, tradicionalmente, o serviço de TV por meio de redes de fibra, mas que funcionam em plataformas dedicadas, com funcionalidades muito parecidas com as operações de TV a cabo convencionais.

A confusão surge porque, atualmente, a sigla IPTV é utilizada para designar as caixinhas que recebem sinais de TV pela Internet, que funcionam em qualquer rede de banda larga. O que a Sky está assumindo é esta base de assinantes de vídeo em uma plataforma dedicada de IPTV que a Oi tem, o que por si só é uma mudança importante, pois até aqui a Sky operava os serviços de TV apenas por meio de satélite, com algum conteúdo não-linear do Sky Play via banda larga nas caixas conectadas.

Outro serviço que a Sky comercializava era banda larga por meio de uma rede TDD-LTE (4G) na faixa de 2,5 GHz, para acesso fixo-móvel (FWA). Porém, este serviço está em processo de desativação por não ser tecnologicamente competitivo com a fibra (as velocidades não superam 10 Mbps) e pelo custo regulatório (a Anatel cobra valores elevadíssimos pelo uso do espectro para uma tecnologia que não é viável economicamente).

Notícias relacionadas

Mas a Sky tem planos de ampliar a sua oferta de serviços banda larga e tudo indica que a V.tal e a Oi são suas parceiras preferenciais. Possivelmente estes acordos serão costurados para o fechamento da venda da operação de DTH. A Sky tem um produto bastante maduro de TV paga pela banda larga, o DirecTV Go, e a tendência é que sua oferta de banda larga venha combinada com a oferta do DirecTV Go. 

Esta seria uma possibilidade também para a Oi. Sabe-se no mercado de TV paga que a Oi TV vem trabalhando em um serviço de streaming remodelado, tanto que recentemente deixou de comercializar o Oi Play (seu primeiro serviço de streaming). Mas o lançamento deste novo serviço vem sendo adiado, o que coincide com as negociações com a Sky. Fica no ar a possibilidade de que esse produto já surja de maneira combinada com a estratégia da Sky, mas segundo apurou este TELETIME, as conversas ainda não estão fechadas nesse sentido e todas as possibilidades estão abertas.

O resumo da ópera é o seguinte: a Oi se livrou do custo imediato de programação, e a Sky ganhou uma base de assinantes importante e abriu uma nova frente estratégica. Mas no futuro as estratégias podem convergir. Vale lembrar que a Oi e a Sky são, agora, duas operadoras de telecomunicações com ofertas complementares de serviço, mas incompletas individualmente. A Sky tem o foco apenas no serviço de TV, e a Oi tem o foco no serviço de banda larga por fibra. E agora, com a conclusão da venda da Oi Móvel, nenhuma delas tem serviços móveis.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile