Em comunicado sobre o desempenho no primeiro trimestre de 2021 publicado nesta quarta-feira, 28, a Huawei apontou uma queda anual de 16,5% nas receitas do grupo durante o intervalo.
O faturamento da empresa chinesa atingiu 152,2 bilhões de yuans, ou cerca de US$ 23,5 bilhões. Números detalhados por unidades não foram divulgados, embora a fornecedora tenha sinalizado "manutenção do crescimento constante" na divisão de infraestrutura de telecom (redes).
Já a área de consumo (o principal negócio da empresa) teve queda nas receitas reportada no intervalo. A Huawei vinculou parte do recuo à venda da marca de dispositivos Honor, em novembro de 2020. O desinvestimento foi um dos reflexos das sanções impostas pelos EUA e que afetaram o relacionamento da chinesa com diversos fornecedores e clientes.
Desafio
No comunicado, o presidente rotativo da Huawei, Eric Xu, afirmou que 2021 será outro ano desafiador para a empresa. "Mas este também é o ano em que nossa estratégia de desenvolvimento futuro começará a tomar forma", declarou o executivo.
"Independentemente dos desafios que surgirem, continuaremos a manter a resiliência do nosso negócio. Não apenas para sobreviver, mas de forma sustentável. Como sempre, continuaremos focados nas necessidades de nossos clientes e continuar entregando valor de negócio prático", completou Xu. Em 2020, a Huawei registrou alta de 3,8% nas receitas, com destaque para a demanda chinesa e do segmento empresarial.